Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A ponte das turquesas



SPOILER FREE

Essa história de ficar de molho em casa com dieta restrita lendo os livros do desafio literário com tema de literatura gastronômica está me enlouquecendo. Vocês têm ideia da tortura que é ler tanta receita e descrição de pratos maravilhosos quando tudo o que eu posso comer é canja de galinha sem nada? Tortura!!!!

Mas isso não me impede de degustar um bom livro como "A ponte das turquesas", a autora, que é a historiadora Fernanda de Camargo-Moro, fez uma obra belíssima! O livro é uma mistura bem sucedida de aula de história, livro de receita, memórias e relatos de viagem.

Conforme você vai aprendendo sobre a história de Bizâncio, como ela virou Constantinopla e mais tarde Istambul, você acompanha não só as mudanças políticas e culturais, mas também no cardápio vigente! Desde os fundadores gregos, com receitas antiquíssimas, passando pelos romanos, já com novidades gastronômicas, até os otomanos, com a cozinha oriental e atual da cidade.

Fora toda a descrição preciosa que ela faz da cidade, dando uma vontade irresistível de torná-la o destino das suas próximas férias, com direito a diversas dicas de onde e o quê comer.

Tudo isso bem organizadinho, em ordem cronológica, com capítulos que primeiro abrangem a história, depois a culinária, especificando até mesmo os pratos prediletos de personagens importantes! Para quem quiser, ela ainda fornece, como ajuda extra, duas linhas do tempo, uma da cidade, até ser tomada pelos otomanos e outra dos otomanos até a fundação da Turquia, fora todo um lindo glossário de palavras árabes (com explicação de como se pronuncia as palavras) e índice das receitas! Confesso que tive crises fortíssimas de vontade de fazê-las e comê-las. Mas minha dieta não permite. :-(

Quando eu estiver melhor vou levar esse livro para a cozinha, ninguém me segura!

Nota 8,5 por conta do sofrimento que me causou.

12 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro, muito interessante.

    Infelizmente meu tempo tá bem corrido esse mês.

    ResponderExcluir
  2. Então acertei! Achei mesmo que você ia gostar. Um livro brasileiro pra começar o ano e o primeiro capítulo .. ah.. que filme lindo daria!

    ResponderExcluir
  3. Acertou mesmo! Sim, a descrição de como a autora se apaixona pelo Oriente na casa da Alice é muito linda! Te faz agarrar o livro embaixo do braço e só soltar depois de terminar :-)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, menins, mas você lê rápido, heim? Terceiro, já?

    Fiquei bastante curiosa com este livro do qual nunca tinha ouvido falar...

    Ah, e entendo a sua tortura... Mês de janeiro + literatura gastronômica é muita 'falta de sacanagem'. A gente quer perder os quilos adquiridos durante as festas de fim de ano, mas quem consegue? rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ah... mas estou lendo rápido apenas porque estou com uma ziquizira que me deixou em casa a primeira semana do ano... e de dieta restrita porque o problema é digestivo :-(

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este livro e lendo sua resenha me deu uma vontade enorme de ler. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia! fico feliz que tenha gostado da resenha! Espero que goste ainda mais do livro, que é bem legal :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a sua resenha realmente me fez querer ler esse livro! Parece ser muito bom mesmo, e claro, além da resenha ainda tem a capa que é apaixonante!
    Vou ver se consigo lê-lo nesse mês ainda por causa do DL, e bem, parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Laura, sua resenha me pegou! Se tem uma coisa que eu adoro é a mistura história + boa narrativa.

    Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Guia histórico, gastrônomico e turístico em um livro só. Tá pra mim!

    ResponderExcluir
  11. Laura, eu tenho muita vontade de conhecer a Turquia e desse ano nao passa, detalhe - eu moro na Suica e meu marido tem alguns amigos turcos no trabalho. Adorei a resenha e vou anotar a dica!!!

    ResponderExcluir
  12. Super interessante sua resenha e o livro, Laura! Ainda não o conhecia, mas fiquei tentada com tantas curiosidades!
    Com certeza vai para a minha lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: