Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mockingjay


SPOILER FREE

Finalmente terminei a trilogia Hunger Games! Depois de amar o primeiro livro e não gostar do segundo, Mockingjay me deixou dividida. Sem dúvida nenhuma é melhor do que Catching Fire, mas ainda fica longe do início da saga.

Dessa vez o meu problema foi com o desenvolvimento dos personagens. A história em si eu achei bem interessante, e foi bem desenvolvida. A solução para o mundo distópico criado pela Suzanne Collins ficou legal. Mas a personagem principal, Katniss, resolveu sofrer de múltipla personalidade. Suas reações não combinam com o que foi apresentado anteriormente sobre ela, e no final ela cai numa contradição tão gritante, que me deu vontade de socar a tela do computador (li novamente os livros no computador... já tinha mesmo os 3 em pdf, eu não ia gastar dinheiro comprando os livros quando não gostei do segundo volume). Fora uma morte em específico que eu achei absurdamente gratuita, pois a explicação dada no livro não faz o menor sentido, pois para ela fazer sentido a personagem principal precisava ter outra personalidade. Espera, isso acontece! Entende porquê não gostei tanto do livro?

Mas fora a Katniss enlouquecida e a morte gratuita, o plot desenvolvido é bem legal. A solução dada pela autora para o Peeta ficou interessante (apesar do final ser sem grandes explicações também... perto dos outros problemas é passável), e eu gostei da tensão Katniss-Gale, pois retoma o relacionamento meio dúbio que eles tinham lá no início, o que fez muito sentido pra mim.

No geral fico um pouco decepcionada com a série como um todo, pois o primeiro livro prometia muito mais do que as continuações realmente entregam, mas também não ficou ruim como imaginei que ficaria após ler o segundo livro, e isso atenuou o meu desconforto.

Nota 8 para Mockingjay e para a série como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: