Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

The Story of Zahra


SPOILER FREE

Novamente estou escrevendo logo depois de ler... e dessa vez a invés de raiva sinto como se tivesse levado uma surra. O livro da libanesa Hanan Al-Shaykh é um soco no estômago.

Numa história alucinante e permeada de tragédias, ela conta a história de Zahra, desde a sua infância até a idade madura, e como a sociedade esquizofrênica em que ela vive a deixou com alguns parafusos a menos. Tudo isso com a história do Líbano ao fundo, incluindo a guerra civil que devastou Beirute.

É tanta loucura e violência de todo tipo que não dá nem para sentir raiva, só ficar tonta e completamente abismada: como isso tudo pode acontecer? Quão insensíveis, cruéis e loucas as pessoas precisam ser para que esse tipo de coisa possa ser realidade? Ah, sim, porque a parte da guerra é real.

Hanan não poupa ninguém, não há inocentes nessa história, nem as vítimas (até mesmo as mais injustiçadas tem os seus momentos de vingança perversa). É muito duro isso. Ver esse tipo de verdade tão nua e crua sendo colocada na nossa frente. Dói a alma. Você torce para que as pessoas saiam dos seus ciclos viciosos, mas ao mesmo tempo vê que elas não tem alternativa a não ser continuar caminhando rumo ao abismo. E o fundo do poço é aterrador.

Estou surpresa com a força da literatura feminina árabe... queria ter descoberto esses livros mais cedo!

Nota 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: