Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

The Yacoubian Building - O Edifício Yacoubian


SPOILER FREE

Continuando a saga dos autores egípcios do Desafio Literário (o tema esse mês é escritores africanos, e estou aproveitando que um dos meus países de interesse fica nesse vasto continente), resolvi variar um pouco e escolhi um romance bem mais moderno: The Yacoubian Building (lançado em português como O Edifício Yacoubian).

O livro foi publicado em árabe em 2002, e desde então foi publicado em mais de 20 idiomas, virou filme indicado pelo Egito ao Oscar (sem nem ir para a indicação final) em 2006, e fez tanto sucesso por lá que virou série de TV em 2007. E isso tudo me deixou muito surpresa! Juro que não sei nem como o livro foi publicado, muito menos como virou filme e foi parar na televisão, pois dada a rigidez da sociedade egípcia, o conteúdo do livro é escandaloso, libertino e fala muito mal do governo.

Quer entender alguma coisa sobre a sociedade egípcia moderna? Está tudo lá: a corrupção reinante entre os governantes, a economia em frangalhos (com todo o desemprego a tiracolo), a hipocrisia na relação homem-mulher, a hipocrisia com relação às religiões (não só o islamismo, mas os cristãos coptas também estão presentes), os problemas pelos quais os homossexuais passam, a violência, a desigualdade, a falta de educação e saúde públicas. E tudo isso dito sem papas na língua. Com direito a cenas explícitas de tortura realizadas pela polícia e transações escusas entre políticos.

Isso tudo no livro! Ainda não vi o filme, estou tentando dar um jeito nisso :-)

Daí vocês entendem a minha surpresa por ele ter sido publicado? Para "piorar" a história do livro se passa num momento muito delicado para a memória do Oriente Médio: A Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kwait e diversos países árabes se uniram aos americanos para libertar o vizinho "das garras de Saddam Hussein" nos idos dos anos 90. Tudo isso já é questionável por si só e, se você procurar, vai ver muitas versões para essa história. Agora imagine isso tudo sendo retratado como pano de fundo para a vida de diversos egípcios  totalmente diferentes entre si: o jovem que se torna muçulmano fanático, o "don ruan" que vive de renda da família que era aristocrata antes da revolução dos anos 50, a jovem que não consegue emprego a não ser que se deixe "à disposição" dos patrões, o cara que nasceu pobre e virou milionário e está se envolvendo na política, o malandro que vive de pequenos esquemas... e todas essas histórias tem como ponto comum o Edifício Yacoubian, que adivinha? Existe na vida real!

Pois bem, o tal edifício do título está lá no Cairo até hoje (apesar de ser diferente da descrição dada no livro), e é lá onde se localizava o primeiro consultório do autor, que vive mesmo como dentista no Egito. Aparentemente a vida literária por lá é parecida com a nossa aqui, os escritores não conseguem viver só de literatura. Mas vamos combinar que dentista não é exatamente a profissão que você imaginaria. E o cara escreve bem!

Alaa Al-Aswany escreve tão bem que diversas vezes senti vontade de sublinhar passagens do seu texto (pena que não ando com um lápis ou uma caneta junto com meus livros, teria sido muito útil dessa vez), e sua pena pode ser extremamente afiada... sem perder a linha ou passar para o vulgar, o que, vamos combinar, é muito difícil no caso da história que ele está contando. Não sei se a tradução para o português ficou tão boa quanto a em inglês, mas gostei demais de ler o livro.

Nota 9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: