Pesquisar este blog

domingo, 5 de maio de 2019

Where'd You Go, Bernadette - Cadê você, Bernadette?



SPOILER FREE

Para o Desafio Literário da Coruja, com o tema de abril (li atrasado, confesso) de livros que vão virar filme em 2019, escolhi o livro de humor Cadê você, Bernadette?

A autora americana Maria Semple traz a história de Bernadette, uma arquiteta americana que sofre de agorafobia e mora em Seattle com a filha e o marido. A filha é uma jovem genial, com perspectivas de estudar em escolas de alto nível, e o marido é um gênio que trabalha na Microsoft e tem uma das TEDTalks mais vistas da história.

Todo o drama gira em torno das dificuldades de Bernadette em se adaptar ao estilo de vida de Seattle, o que se torna ainda mais complicado quando a sua filha resolve pedir de presente uma viagem à Antártida. Sua agorafobia com a perspectiva da viagem aumenta de uma forma que, juntando a diversos outros problemas e confusões que eu não vou mencionar por motivos de spoiler, acabam por fazer com que ela desapareça. O que é uma das razões para o título do livro.

A história é narrada pela filha, que consegue obter diversos emails, bilhetes e documentos diversos que vão aos poucos ilustrando o que realmente aconteceu com Bernadette. Por conta disso, a leitura é bastante dinâmica, pois os capítulos acabam por ter subcapítulos dentro. E sim, a história é realmente divertida, apesar de bizarra em diversos momentos.

Não obstante o fato de uma grande amiga não ter me recomendado o livro, por ter achado lento, eu resolvi tentar. E ainda bem, pois pessoalmente eu amei a história de Bernadette. Valeu a pena cada página. Agora fiquei ansiosa para ver o filme, que só deve ser lançado em agosto.

Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: