Pesquisar este blog

sábado, 18 de maio de 2019

An Unproductive Woman



SPOILER FREE

Acabei pegando esse livro para ler para o Desafio Literário Popoca do mês de maio, porque, bem, se encaixa no tema de casamentos importantes para a história.

O livro se encaixa porque traz a história de Asabe, uma mulher senegalesa, primeira esposa de um homem mais velho, que não consegue engravidar. Por isso, o seu marido resolve casar com uma segunda mulher. Mulher é exagero, é uma criança. E a partir daí a história é uma grande propaganda sobre como as mulheres muçulmanas devem manter a fé e serem boas esposas e boas mães.

É um dos livros mais deprimentes que já li. Vi diversas resenhas no Goodreads onde as pessoas apontam questões fantasiosas na história, e sim, até que elas existem, mas o meu problema não é esse, é que essas coisas são realmente vendidas no mundo islâmico como recompensas para quem se comportar. E o pior é que, sim, tem muitas histórias como a de Asabe no mundo.

Foi como ler uma versão água com açúcar de Girls of Riad, onde todas as tragédias são mostradas como provações para um prêmio no final. Não há nenhuma crítica aos problemas óbvios que são mostrados. A única crítica é a falta de fé. Uma versão islâmica de um romance daqueles que vendem histórias de crescimento espiritual através da dor e do sacrifício, com direito a justificar uma quantidade gigantesca de machismo.

Não consigo entender como a autora, uma americana, por mais que muçulmana, que foi indicada para prêmios de edição de ficção científica, tenha escrito isso. Se era para ser irônico, definitivamente não ficou claro.

Recomendo apenas para ilustrar o tipo de lavagem cerebral que religiões podem fazer com uma pessoa.

Nota 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: