Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2021

A cidade dos fantasmas - City of Ghosts


 

SPOILER FREE

Estamos no mês do orgulho LGBTQ+! E de forma apropriada, o tema do Desafio Literário Popoca de junho é um autor LGBTQ+. Dessa vez resolvi escolher uma autora recém saída do armário e cuja obra young adult não é conhecida por ser, digamos, desse tema em específico, Victoria Schwab.

Victoria, que também escreve com o nome V.E. Schwab, ficou conhecida pela série Villains e Shades of Magic, mas desde então escreveu várias outras obras de sucesso. E após anos de sucesso ela finalmente conseguiu sair do armário ano passado, num belíssimo texto que foi publicado na OprahMagazine (recomendo clicar no link e ler). Apesar de ter alguns livros dela esperando há anos na lista de leituras, e gostar de diversas entrevistas e palestras que ela já deu por aí sobre literatura e a importância dos livros de fantasia, A cidade dos fantasmas foi meu primeiro contato direto com sua escrita.

Nesse livro, o primeiro de uma série com a protagonista Cassidy Blake, somos apresentados a Cass, uma jovem adolescente que sobreviveu a um encontro próximo com a morte e desde então é capaz de ver fantasmas. Cass é um tanto quanto antissocial, tanto que seu melhor amigo é o espírito Jacob. Por ironia, seus pais escrevem sobre fenômenos paranormais, mas não têm ideia do que a filha é capaz, e acham que Jacob é uma espécie de amigo imaginário. E nessas férias, que Cass mal pode esperar para aproveitar e ficar longe dos mortos, seus pais são convidados para fazer uma série de TV sobre assombrações, e o primeiro episódio vai ser filmado numa das cidades mais cheias de tipo de histórias, Edimburgo na Escócia.

Esse primeiro volume é uma história de aventura de Cass numa cidade cheia de fantasmas, e Victoria aproveita para expor sua paixão por Harry Potter e quadrinhos, o que dá um gosto especial ao texto. A escrita é fluida, cheia de ação e muito gostosa de ler. E apesar de ter todo o espaço do mundo, especialmente num livro young adult, Schwab consegue escrever um enredo onde não há romance. Fiquei impressionada, é algo muito raro ver livros assim. Ela resiste ao clichê do melhor amigo com interesses românticos, que seria o amor proibido ainda por cima, e resiste ao clichê da descoberta de uma sexualidade lésbica com relação a uma outra personagem importante na trama. E o resultado é um volume extremamente divertido, despretensioso, com adrenalina e sem os maiores clichês do estilo. Merece aplausos.

Fiquei muito satisfeita em saber que a série já tem outros livros, pois certamente quero ler mais aventuras de Cass e Jacob. E fiquei mais animada em ler as outras séries da autora. Ela certamente merece o reconhecimento e o sucesso que tem.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: