Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Carrie


SPOILER FREE

Dando uma pausa entre um livro e outro da Agatha Christie (tudo por causa do tema natalino do Desafio Literário), resolvi ler um livro que agora está nos cinemas, só para poder dizer que li antes de ver o filme. E como o kindle é tudo de bom, ainda por cima li sem carregar peso ou sentir cheiro de livro velho (a alergia agradece).

Podem julgar (eu não ligo), mas confesso que eu não tinha a menor ideia do que se tratava a história de "Carrie", e descobri que é puramente sobre bulling. Para quem esperava algo bem estilo "O iluminado", achei bobinho, pois não é um livro de terror ou assustador. Mas... Stephen King escreve muito. Inquestionável.

A forma como a história é contada é simplesmente das mais originais que já vi, alternando diversos tipos de narrativa: extratos de "livros" publicados por sobreviventes, matérias de jornal, "livros científicos", relatórios de comissões de investigação, e, como não podia faltar, uma narrativa clássica que ainda por cima tem seus toques de originalidade. E tudo isso é montado de uma forma para fazer a tensão ir num crescendo até o grande evento fatídico que é o clímax do livro, e terminando de uma forma suave e despretensiosa. Agora fiquei com vontade de ver o filme, mas confesso que acho que não vai chegar aos pés do livro, e corre um grande risco de virar só um filme trash cheio de sangue. Mas enfim... só vendo para poder dizer.

Então, como todos já devem saber, Carrie é uma garota que sofre demais com bulling na escola, até o dia em que ela descobre que tem um poder único, e resolve se vingar dos seus torturadores na noite da sua maior humilhação: o baile de formatura. Parece simples, mas Stephen King consegue fazer milagre com esse tema tão adolescente. Já viram que ele já está na lista de leitura programada para o ano que vem, né? Um livro dele por ano parece uma boa média (ano passado foi "O Iluminado").

Nota 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: