Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Desafio Literário 2014

Então chegou a época do ano em que é bom planejar (pelo menos em parte, nunca sigo a risca) as leituras do próximo ano!

Fiquei muito triste com a notícia, mas o Desafio Literário não terá uma nova edição em 2014, por isso comecei a buscar enlouquecidamente novas fontes de inspiração de temas diversificados para ler no ano que vem. E no meio dessa loucura, resolvi que ia participar de diversos desafios ao mesmo tempo, por que não, né?

O primeiro desafio que escolhi participar é o Desafio da Coruja, cujos temas simplesmente me cativaram. Vejam vocês mesmos:

Janeiro
Não tem desafio. Mas os demais desafios cobrem essa lacuna.



Fevereiro

Fevereiro é mês de Carnaval e por isso o tema é um livro que escolhi pela capa. Quem nunca entrou numa livraria e botou um livro debaixo do braço porque gostou da capa que jogue a primeira pedra!


Bônus: uma foto do livro por cuja capa você se apaixonou.



Março

É tanto livro na estante que alguns têm títulos ou partes do título parecidas. E por isso é que meu tema para março será dois livros com títulos semelhantes


Bônus: fazer uma comparação entre os dois livros, especialmente na forma como eles abordam o termo semelhante em seus títulos.



Abril

Eu empresto muito livro e pego muitos livros emprestados também. Ou tenho livros emprestados pra mim. Já aconteceu com vocês? Um amigo chegar pra ti e dizer 'você tem de ler esse livro' e antes que você consiga abrir a boca, ele já empurrou o volume pra ti e está na expectativa de que você leia e comente com ele e diga que tudo é lindo-e-maravilhoso-e-espetacular-e-como-é-que-você-adivinhou-que-esse-livro-era-a-minha-cara?


Bônus: escrever um bilhete agradecendo/reclamando da indicação do seu amigo.



Maio

Maio é o mês de aniversário do Coruja, o que significa que já fico bastante enrolada com as comemorações... mas tudo bem. Em homenagem ao aniversário, o tema de maio será um livro que tenha sido um presente.


Bônus: dar um livro de presente para a pessoa que te presenteou em primeiro lugar. Ou fazer uma indicação para ela, inspirada pelo livro que ela te deu.



Junho

Já é metade do ano, estamos quase na época das férias (não as minhas...), mas ainda há muita coisa por fazer. Então, um tema fácil: um livro de um autor favorito.


Bônus: escrever uma carta para seu autor favorito dizendo porque ele é seu autor favorito.



Julho

Férias! Ou não, quem se importa? Seja como for, uma vez que julho é mês de férias e teoricamente temos mais tempo, então o tema para julho é, hilariantemente, um livro grande.


Bônus: quanto pesa seu livro?



Agosto

Ler livros novos é sempre muito bom... mas volta e meia, sempre fico feliz em retornar aos meus favoritos. Assim é que agosto será o mês para uma releitura.


Bônus: você consegue dizer o que mudou da sua primeira leitura para essa?



Setembro

Eu adoro, adoro, adooooooro História. Assim é que tenho muitos livros de História na minha estante - tanto de ficção quanto de não ficção. Por isso o tema do mês de setembro é um livro e um fato histórico.


Bônus: conseguir ler um livro de ficção e um de não ficção sobre o mesmo período histórico.



Outubro

Gosto muito de fantasia e tenho uma inteira prateleira dedicada ao gênero na minha estante. Como outubro tem o Halloween, o tema desse mês vai ser um livro com bruxos.


Bônus: escreva seu próprio feitiço (versos, latim, com dancinha, você decide...)



Novembro

Já que julho, sendo o mês de férias, é um mês para ler 'livros grandes', então novembro, que é um mês de caos e desespero (ou, pelo menos, é para mim), o tema vai ser um livro pequeno.


Bônus: qual a diferença de peso entre o volume de julho e o volume de novembro?



Dezembro

Dezembro não tem tema. Ou melhor, até que tem: carte blanche. O que quer que se queira ler, como quer que se queira ler, fazendo seu próprio desafio, lendo de cabeça pra baixo ou pendurado no teto!



Somando a esse desafio, resolvi encarar o Desafio de Clássicos do blog Sonhar de Olhos Abertos! Que certamente encaixa bem no da Coruja:


Desafio 12 Clássicos em 2014
É só ler algum clássico que se encaixe nos seguintes temas:

Janeiro: Época Vitoriana
Fevereiro: Romance
Março: Séc.XVIII ou anterior
Abril: Fantasia ou ficção científica
Maio: Literatura europeia (excepto inglesa)
Junho: Infantil
Julho: Séc. XIX
Agosto: Aventura
Setembro: Séc. XX
Outubro: Terror/ Mistério /Gótico
Novembro: Foi adaptado para cinema
Dezembro: Livre

E no mesmo blog tem mais um desafio interessante que não briga com os anteriores:


Desafio Diversidade Literária 2014




O objectivo é ler um livro por mês dos seguintes géneros literários:

Janeiro: Fantasia
Fevereiro: Romance histórico
Março: Policial/mistério
Abril: Ficção científica
Maio: Romance contemporâneo
Junho: Livro infantil
Julho: Chick-lit
Agosto: Thriller/Aventura
Setembro: Young adult (YA)
Outubro: Terror
Novembro: "Conto de fadas" /Lendas/Mitos
Dezembro: Livre

E a cerejinha do bolo:

Ler 52 livros no ano!!!!

Não pretendo me ater tanto assim no 1 por semana, pra mim o total é mais importante, até porque com livros grandes e pequenos no meio do caminho, é claro que a quantidade de livros vai acabar variando... e como esse ano eu consegui ultrapassar essa meta (nem eu acredito), minha meta para 2014 é conseguir manter esse ritmo! Coisa que, confesso, nunca imaginei que eu fosse conseguir (agradeço imensamente ao Desafio Literário por isso, ficarei órfã a partir de agora), então se eu manter o ritmo de leituras desse ano já vou ficar muito mais do que satisfeita!

Explicado tudo isso vamos à lista teórica para o próximo ano:

Janeiro
"O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde (clássico da época vitoriana que é uma fantasia)

Fevereiro
"O segredo do anel", da Kathleen McGowan (livro escolhido pela capa)
algum livro da Jane Austen (romance clássico)
algum livro do Naguib Mahfouz (romance histórico)

Março
"The jungle book" e "Miss Buncle's book" como os livros de títulos parecidos
alguma coisa de "Shakespeare" (sec XVIII ou anterior)
"Good Night, Mr. Holmes", da Carole Nelson Douglas (policial/mistério)

Abril
"Wolverine - Arma X" (livro emprestado)
algum livro do Jules Verne (clássico da ficção científica)

Maio 
"O museu da inocência", do Orhan Pamuk (ganhei de presente e é contemporâneo)
"O pequeno príncipe" (clássico europeu não-inglês)

Junho
algum livro da Amélie Nothomb (autor favorito)
"Alice através do espelho" (clássico infantil)

Julho
"Les misérables" (livro grande e um clássico do século XIX)
algum chick lit que estiver barato na Amazon (meu marido ficou de me emprestar um que ele leu numa aposta esse ano, mas esqueci o nome)

Agosto 
"As brumas de Avalon" (uma releitura que é um clássico de aventura! pretendo reler os 4 livros)

Setembro
mais um livro do Naguib Mahfouz como romance histórico
que combina com o livro que nunca consegui sair do primeiro capítulo "The voice of Egypt", que conta a história da cantora Umm Kulthum
"Ender's game" (clássico YA)

Outubro
"A modern witch", da Debora Geary (livro com bruxos)
"Green mile", do Stephen King (clássico do terror)

Novembro
"Uma escuridão bonita", do Ondjaki
"Crônicas de Nárnia" (clássico que virou filme estilo conto de fadas)

Dezembro
livre!

Agora torçam por mim! Ano que vem promete :-)


3 comentários:

  1. O meu negócio é ler muitos livros, meio que independe do gênero, haha! E também quero ter uma disponibilidade maior de opções na minha estante para fazer um desafio assim, ou ter liberdade monetária para comprar meus próprios livros :)

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que ler muitos livros é uma das minhas metas. Mas gosto de tentar fazer isso ampliando o tipo de livro que eu leio, tentando coisas novas e descobrindo novos autores interessantes. No meio do caminho às vezes rola um fast-food literário, mas tento evitar o que já experimentei e não gostei. Acho que esse é o legado que vou carregar comigo do Desafio Literário :-)
    Quem sabe ano que vem não monto o meu próprio??? rsrsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida
    Tbe fiquei orfão sem o DL da Vivi.
    Encontrei 3 bem legais!
    O Desafio Literario 2014 que vc citou acima
    O Deafio Literario 2014 do Skoob e o de 12 paises, 12 receitas. Fora um de Loucas por Esmaltes e Livros...ufa...
    Pretendo colocar os posts esta semana no blog.
    Vamos que vamos!
    Bjks mil e uma otima semana

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: