Pesquisar este blog

sábado, 13 de junho de 2020

Get It Together, Delilah!



SPOILER FREE

Como junho é Pride Month e eu já li um livro de temática gay, resolvi ir para outra letra do arco-íris e ler algo com personagens lésbicas para o Desafio Literário Popoca. Acabei decidindo por outro young adult, infelizmente sem tradução para o português, da autora australiana Erin Gough.

Get it together, Delilah! é sobre uma jovem lésbica, com nome óbvio pelo título do livro, cujos maiores problemas são: bullying na escola, a separação dos pais e o fato que por um capricho do destino, misturado com uma dose de culpa, Delilah está gerenciando sozinha o café da família.

O interessante do livro é que não é sobre a descoberta da sexualidade de Delilah, ela sabe muito bem quem ela é. A questão é como os outros lidam com isso, e como ela lida com essas reações. O enredo tem questões de amizade muito interessantes também, que confesso que me surpreenderam, pois a autora conseguiu fugir de determinados clichês e trabalhar muito bem outros, que, considerando o mundo em que vivemos, são de alguma forma inevitáveis.

Além disso, os dramas não são exclusivos da sexualidade de Delilah, o que torna o enredo bem mais interessante e abrangente. A protagonista é uma adolescente com problemas de adolescente, por acaso ela é lésbica. Considerando a enorme quantidade de livros cujos protagonistas LGBT lidam apenas com problemas LGBT, é muito positivo começar a surgir volumes que falam de outras coisas também, afinal adolescente nenhum está livre dos seus tradicionais dilemas e problemas.

Por esses pontos, e pela qualidade da escrita, Get it together, Delilah é um livro excelente, e acima da média dos young adults que estão por aí, independentemente da sexualidade dos personagens. Porém, boa parte do drama do livro também se baseia na falta de comunicação, que é um clichê que eu detesto. E foi isso que me deixou dividida por boa parte da leitura.

Por um lado, amei ler sobre Delilah, seus problemas na escola, no café e na família, além do drama amoroso que eu achei particularmente interessante. Por outro lado, algumas decisões simplesmente me irritaram, apesar delas serem condizentes até certo ponto com a faixa etária da personagem.

De qualquer forma o resultado é muito divertido, com risadas garantidas em algumas passagens, suspiros em outras e alguns olhos revirados inevitáveis em livros adolescentes. Uma excelente leitura para o tema, precisamos de mais livros assim.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: