Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Red, White & Royal Blue - Vermelho, Branco e Sangue Azul



SPOILER FREE

E começamos o tema de junho do Desafio Literário Popoca! Junho é mês do orgulho LGBTQ, então claro que o tema tinha quer ser esse. Resolvi entrar de cabeça com um dos maiores sucessos da literatura young adult de 2019 do tema: Vermelho, Branco e Sangue Azul.

Vencedor do prêmio Goodreads de 2019, o livro de Casey McQuiston traz a história de Alex, filho de uma fictícia presidenta norte americana, que ganhou as eleições de 2016 nos EUA (sim, é uma realidade alternativa). Alex é texano, filho de dois políticos, a presidenta, que é uma americana loirinha típica, e um senador/deputado/não-lembro-em-detalhes de origem mexicana. Alex é carismático, tem uma personalidade forte e é estilo galã, o que o torna um novo queridinho da América quando se torna um dos primeiros filhos do país.

Para completar o par gay do livro, Casey escolheu um dos príncipes da família real britânica, uma também numa realidade alternativa, com nomes diferentes, mas com o mesmo espírito, o príncipe Henry. Como é uma história romântica, a autora seguiu a receita de inimigos a amantes, que sendo bem feita, costuma gerar excelentes resultados, especialmente no quesito humor.

E como o grande sucesso do livro já mostra, a autora certamente acertou no ponto.

A história de Alex e Henry não só é muito fofa e engraçada, mas toca em diversos problemas reais que um casal desse tipo pode enfrentar. Não só o preconceito nos dois países, mas também a perseguição da mídia e as tramas da política norte americana quando as eleições seguintes se aproximam. São esses pontos que tornam o livro interessante dentro do universo literário LGBTQ, que muitas vezes trata de pessoas comuns ou artistas, esse é o primeiro que vi onde seus protagonistas são pessoas da política mundial.

O tom do livro é extremamente contemporâneo, e a história é narrada apenas pelo ponto de vista de Alex, o que o torna uma leitura leve, recheado de mensagens de celular e de emails deliciosos de ler. E a auto descoberta de Alex como um membro da comunidade LGBTQ é satisfatória, mesmo que um tanto quanto clichê. A autora se redime com o humor entranhado por todo o enredo e uma excelente coletânea de citações de cartas de personagens famosos da história americana e britânica.

Como livro de história romântica young adult, Vermelho, Branco e Sangue Azul é uma excelente leitura, com a vantagem de ser LGBTQ.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: