Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês - 2012 - Dia 9



Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.

Acho que é a evolução "natural" da moda dos livros que viram filme, ia acontecer uma hora ou outra, especialmente com os livros que viram séries literárias, como os livros do Sharpe do Bernard Cornwell, que já passou dos 20 volumes faz tempo, e que tem uma série inglesa que dizem que é muito boa (morro de vontade de assistir). Mas, assim como no caso dos filmes, as séries não costumam ser tão boas quanto a obra original... talvez seja um problema na hora de mudar de mídia, talvez seja um problema crônico dos produtores ávidos por ganhar dinheiro de qualquer jeito. O caso de True Blood é bem característico desse ponto: escolha péssima de atores, só para ter gente bonita para colocar com pouca ou nenhuma roupa em cena e alteração completa da história para satisfazer os fãs da série de TV, deixando os livros completamente de lado.
Agora se isso é bom ou ruim, não tenho certeza, se estiver fazendo a galera que normalmente só gosta de assistir TV ler alguma coisa, acho ótimo, e porque quem é fã do livro não é obrigado a ver uma obra que ele goste deturpada, não é mesmo? Mas para quem nunca pegou um livro para ler e decide fazer isso por causa de uma série, eu acho super válido :-)

-----------------

Hoje li a resposta da Batatinha, e vi que ela estava se referindo a livros que viram série de livros rsrsrsrs

Ok, então vou complementar a resposta, não tenho absolutamente nada contra, desde que mantenha a qualidade. E gosto mais quando a série tem histórias diferentes, e não uma mega-longa história que não acaba nunca. Senão Agatha Christie e Conan Doyle seriam odiados, não é mesmo? Aliás, os livros do Poirot também já viraram série de TV, e Sherlock Holmes também. E dessas séries, confesso que leio muito Sharpe do Bernard Cornwell (gostaria até de ler mais, mas tá difícil completar a coleção de forma bonitinha), e os livros da Sookie Stackhouse (esse tenho todos). Detalhe que ambos também viraram série de TV e eu já havia mencionado antes rsrsrsrs
Outro clássico que virou uma série de livros é Entrevista com o Vampiro, da Anne Rice, que tem toda uma saga conhecida como Crônicas Vampirescas. Aliás, Anne Rice curte livros em série, pois ela ainda tem a Saga das Bruxas Mayfair...
Outros que já trabalharam com séries: Stephen King, Neil Gaiman, Terry Pratchet, Christian Jacq... e tem série de histórias mais clássica do que As Mil e Uma Noites???
Enfim, não acho que livros em série sejam novidade, temos realmente mais opções hoje (talvez seja realmente uma moda), mas isso não é necessariamente ruim. Pode ser até bom! Vide Ramsés do Christian Jacq, por exemplo, série de 5 livros maravilhosa!

Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Resposta aqui.
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Resposta aqui.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Resposta aqui.
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Resposta aqui.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Resposta aqui.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Resposta aqui.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Resposta aqui.

Um comentário:

  1. Nesse quesito de livro-virando-série acho que tudo depende da competência e dedicação de quem estiver fazendo a adaptação.

    Uma mudança de mídia sempre requer alterações e quem achar que não precisa alterar está se enganando.

    A série de livros Guerra dos Tronos está me saindo uma série muito interessante, com atores trabalhando muito bem e uma produção grandiosa.

    A série Sherlock da BBC faz uma alteração no Sherlock Holmes trazendo-o para os dias atuais, e faz isso muito bem. Em compensação, a série americana Elementary que tenta fazer a mesma coisa, só que levando o Sherlock para NY e trocando o doutor John Watson por uma Joan Watson só fez caquinha.

    É tudo uma questão de compromisso: se o compromisso for principalmente com a obra, a coisa fica boa; se o compromisso for com o dinheiro, a coisa desanda.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: