Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2018

Madinah: City Stories from the Middle East



SPOILER FREE

Entrei numa fase meio oriental, então resolvi continuar lendo sobre o oriente médio. Para as minhas leituras noturnas, eu gosto de dar preferência para livros de contos ou livros de não ficção, que é o tipo de leitura que dá para parar no meio (ou no final do conto). Para minha sorte, fazia pouco tempo que eu tinha conseguido essa coletânea de contos de autores árabes numa promoção.

Primeiro preciso dizer que nem sempre gosto do trabalho da organizadora dessa coleção, a libanesa Joumana Haddad, mas ela é uma figura importante no cenário literário e feminista do Líbano, então eu sigo de perto o que ela produz. E dessa vez fiquei muito satisfeita.

O livro tem como proposta trazer histórias passadas em diversas cidades de países árabes, através de contos de diferentes autores que nem sempre são impressos fora dos seus países. São 10 autores, em 10 cidades, e oito contos traduzidos do árabe e do hebraico.

Como todo livro de contos, tem os seus altos e baixos, mas dessa vez a média foi acima do que eu esperava, e aproveitei para conhecer diversos autores novos que já entraram na minha lista para futuras leituras. E como os autores selecionados são todos contemporâneos, achei interessante, afinal estava na hora de eu atualizar um pouco a minha leitura de escritores árabes para uma época mais moderna. Não que eu vá deixar de ler os autores mais antigos, claro, Naguib Mahfouz continua sendo maravilhoso.

Recomendo a leitura para quem gostaria de ler algo diferente, passado no mundo árabe moderno, e com boa qualidade.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: