Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2018

Mr. Penumbra's 24-Hour Bookstore - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra



SPOILER FREE

Eis um livro que entrou na minha lista porque a premissa era interessante demais para deixar passar. Um jovem recém saído da faculdade e desempregado acaba arranjando um emprego numa livraria 24h (no turno da noite, claro) que ele não entende muito bem como funciona. Seu trabalho consiste basicamente em emprestar livros que não existem e anotar como os clientes estavam ao solicitarem o livro. Claro que os clientes também não são exatamente normais.

Como resistir a isso?!?!?

Logo, comprei o livro numa promoção da Amazon e comecei a ler porque que o tema do desafio literário de maio é um livro sobre livros.

Confesso que a princípio achei que eu estava forçando um pouco a barra no tema do desafio porque achei que o livro era mais sobre a livraria do que sobre um livro, mas ainda bem que fiz isso. Acabei por descobrir que o livro se encaixa perfeitamente no tema. Mais do que isso será spoiler.

Robin Sloan me surpreendeu com sua história sobre a livraria 24h, com direito a uma descrição maravilhosa do complexo da Google na Califórnia, sociedades secretas e mistérios centenários. Os contrastes são deliciosos e a história é simplesmente empolgante. É o tipo de livro que você não quer largar para descobrir o que vai acontecer e até terminar de ler.

E caso o autor tenha realmente feito uma boa pesquisa sobre diversos assuntos, você ainda aprende um monte de coisas interessantes. A forma como funciona a Google é muito bacana, por exemplo. É um livro que faz a gente ter gosto por viver no nosso mundo moderno.

Detalhe interessante que fica ainda melhor depois de ter lido o livro: a versão impressa americana tem uma capa que brilha no escuro!

Nota 10.

2 comentários:

  1. Que bacana, Laura! Eu estou com esse livro para ler já faz um tempo, mas a versão e-book. Ele se encaixa no tema 'teoria da conspiração'? Se sim, foi colocá-lo no último tema desse ano do desafio... Mas, seja como for, já tendo me interessado por ele antes, agora fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o encaixaria no tema "teoria da conspiração" sim, apesar disso não estar óbvio na descrição do livro. Ele me surpreendeu muito! Recomendo.

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: