Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Men Explain Things to Me - Os Homens Explicam Tudo Para Mim

 

SPOILER FREE


Composto por sete ensaios sobre o feminismo escritos pela americana Rebecca Solnit,e lançado originalmente em 2014, o livro Os Homens Explicam Tudo Para Mim foi publicado no Brasil apenas em maio de 2017.

O livro é considerado um dos marcos do feminismo contemporâneo, e o seu estilo é bastante acessível e pouco acadêmico. Nada pesado de sociologia ou filosofia, tanto que os textos poderiam estar facilmente na internet num site ou blog comum.

Aliás, a autora, Rebecca Solnit, está bastante presente na web, com participações em diversos sites americanos considerados de esquerda, como o TomDispatch, tratando especialmente da situação feminina na sociedade. E isso aparece nos seus ensaios, que sim, são mais a esquerda do que se esperaria de uma americana.

Independentemente de direita ou esquerda, a leitura dos seus textos é muito válida e necessária. Para os menos conectados com o jargão atual do feminismo, a leitura é bastante didática, porque a coleção de ensaios se inicia em 2008, com um ensaio que se tornou viral da época e que é considerado a origem da palavra mensplaning (ato de homens que explicam automaticamente coisas para mulheres como se elas fossem incapazes de possuir conhecimento próprio ou anterior à conversa), e vai até 2014, quando se popularizou as marchas das vadias pelo mundo (manifestações de mulheres sobre o direito de vestirem o que quiserem e não sofrer assédio).

Rebecca Solnit também apresenta em cada um dos ensaios um tema de forma cronológica, mostrando a evolução do assunto desde o século XX até os dias de hoje. Algumas coisas já avançaram desde a publicação do livro, outras melhorias, infelizmente, estão limitadas aos Estados Unidos, mas servem de exemplo e inspiração para o resto do mundo.

Pessoalmente, eu amei todos os ensaios, são todos maravilhosos. Mas o último tem um lugar especial no meu coração. Nele Rebecca traz uma visão de esperança para o futuro que eu pretendo levar para sempre comigo: as ideias do feminismo são como a Caixa de Pandora, depois que as ideias saem da Caixa, ninguém mais pode guardá-las de volta. Ideias movem o mundo e são a semente de todas as mudanças sociais. Então vamos plantar um futuro melhor!

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: