Pesquisar este blog

domingo, 23 de setembro de 2018

The Girl You Left Behind - A Garota Que Você Deixou Para Trás



SPOILER FREE

Esse foi meu primeiro livro da escritora britânica Jojo Moyes. Confesso que ele ficou um certo exagero de tempo na minha lista de livros para ler, apesar de eu ter ganho de presente de uma amiga que costuma acertar em cheio nas indicações para mim.

Publicado originalmente em 2012 e pouco depois em português no Brasil, The Girl you Left Behind é um romance histórico belíssimo e cheio de nuances e camadas interessantes. A história se passa de forma alternada entre 1917 e 2000 e pouco, contada pela Sophie, uma francesa casada com um pintor que cuida de um hotel quase abandonado numa cidade no interior da França ocupada pelos alemães durante a Primeira Guerra, e por Liv, uma viúva com dificuldades financeiras no século XXI. Tudo isso tendo como pano de fundo dívidas históricas causadas pelos alemães durante a Segunda Guerra.

As questões levantadas por cada época são muito interessantes e desafiam o que podemos chamar de certo e errado, afinal de contas, até onde vai o correto em tempos de guerra? O que cada um está disposto a sacrificar para salvar entes queridos? Como podemos julgar as pessoas que fizeram o que acharam que era certo para ajudar os outros, mas para isso quebraram paradigmas? Qual o valor de algo intangível como o amor por uma pintura ou pela pessoa retratada? O que vale mais?

É tanto sentimento junto e misturado, incluindo aí questões ligadas a Segunda Guerra, que na história é o que justifica as decisões judiciais para retornar diversas obras de arte para os seus donos pré-guerra, é simplesmente impressionante que a autora consiga trabalhar tudo. Mas Jojo Moyes consegue. É de tirar o chapéu.

O seu trabalho é tão bom que ela consegue criticar as pessoas que justificam qualquer coisa ao relacionar à segunda guerra por puro desconhecimento histórico (ou de maldade) sem parecer ser mau caráter. Vamos combinar que não é uma coisa fácil de fazer. Os palestinos que o digam.

E isso sem diminuir o que ocorreu na Segunda Guerra, que não deve jamais ser diminuído ou esquecido, vide o que está acontecendo com os novos movimentos fascistas surgindo pelo mundo, notadamente na Europa, Estados Unidos e Brasil inclusive. Livros como The Girl You Left Behind nos fazem lembrar horrores que deveriam server de guia do que devemos evitar repetir a qualquer custo.

Mais pessoas precisam ler esse tipo de livro.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: