Pesquisar este blog

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Save the date


SPOILER FREE

Apesar de ter apenas um livro publicado em português (Um verão para começar, que ainda não li), Morgan Matson é bastante conhecida do público norte americano young adult. Conhecida como a rainha da leitura contemporânea de verão (queen of summer contemporary reads), ela começou a publicar em 2008 com um pseudônimo, e em 2018 seu mais novo livro, Save the Date (ainda sem tradução para o português mas disponível em e-book na Amazon) chegou a ser nomeado para o prêmio Goodreads na categoria Young Adult.

Ele é um livro perfeito para o mês de fevereiro para o Desafio Literário Popoca, cujo tema é um livro com uma festa importante para a história. Save the Date traz a história de Charlie, a irmã mais nova de uma família com 5 filhos, e que a irmã mais velha está para se casar. Toda a história se passa em torno da festa de casamento da irmã, que além de ser um grande marco por si só na história da família, sendo a primeira filha do casal a contrair matrimônio (que expressão horrível), é também a última vez que toda a família vai ser reunir na casa onde todos cresceram, porque ela foi vendida pelos pais. Além disso, no dia seguinte do casamento vai ser publicada a última tirinha da mãe da família, que é uma cartunista super famosa, com direito a uma entrevista super importante com toda a família reunida, e de ressaca por causa da festa.

Eu mencionei que o livro tem alguns dos cartoons?

Ufa! Parece dramático, não é? Pois bem, o livro é bem estilo sessão da tarde, onde um monte de jovens irão arranjar um monte de confusão! Claro que num casamento feito às pressas para ainda aproveitar uma casa já vendida, com uma família grande desse jeito e ainda por cima famosa, tudo há de dar errado. E essa é a grande graça do livro.

Estamos apenas em fevereiro, mas acho que Save the Date será provavelmente o livro mais engraçado desse ano para mim. É o tipo de leitura jovem que eu gosto, onde toda a trama gira em torno muito mais de problemas que acontecem mais por azar do que por causa de coisas feitas ou que deixaram de ser feitas pelas personagens. Detesto livro que gira em torno da falta de conversa. Claro que esse tipo de coisa acontece em Save the Date, afinal estamos falando de um livro young adult onde a personagem principal está se preparando para sair de casa para ir para a faculdade, o que é um rito de passagem importante. Claro que tem drama adolescente. Mas as coisas não ficam só nisso e o enredo não depende dessas coisas para acontecer. Além disso, a resolução dos conflitos e dramas adolescentes é boa! Por isso o livro está bem acima da média.

Espero que Morgan Matson comece a ser traduzida com mais frequência, pois agora preciso ler mais coisas dela!

Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: