Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2019

The Girl Who Drank the Moon - A garota que bebeu a lua



SPOILER FREE

Lançado em 2016, mas publicado no Brasil apenas em 2018, A Garota que bebeu a lua é um grande sucesso de público e crítica, com 2 prêmios importantes (Newbery Medal e World Fantasy Award) e é o último lançamento da americana Kelly Barnhill, conhecida também por The Witch's Boy (O filho da feiticeira em português).

Seguindo a tradição da literatura fantástica infantojuvenil de História Sem Fim, com uma qualidade literária maravilhosa, A garota que bebeu a lua é um livro para se apreciar cada página. A história trata de Luna, uma menina criada por uma bruxa, Xan, que sem querer deu a lua para a bebê beber e desde então ela se tornou mágica, o que traz as complicações esperadas de uma criança com poderes.

Mas a beleza do livro está, na verdade, nas relações de poder social exploradas pela autora entre as classes sociais do protetorado, nas relações familiares que trazem temas importantes como o amor e a verdade ou mentira ditas entre os membros da família, e os tipos de família, os de laços de sangue e as construídas pela amizade, amor e pela adoção. O livro trata ainda de questões psicológicas como o poder da memória e como a visão que se tem de si mesmo pode influenciar a vida. Tudo isso dentro um mundo fantástico cheio de magia e criaturas mitológicas.

Como toda literatura infantojuvenil de qualidade, A garota que bebeu a lua é uma leitura maravilhosa para todas as idades. Recomendo para todos! E para quem está seguindo o Desafio Literário Popoca, é uma excelente sugestão para a leitura de março, com o tema livro escrito por uma mulher e que tenha uma personagem principal guerreira.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: