Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2019

Grand Bal du Printemps/Charmes de Londres



SPOILER FREE

Quem segue o meu blog sabe que eu leio poesia com alguma frequência, e que tenho uma paixão pelo autor francês Jacques Prévert.

Prévert é um desses autores que eu preciso ter sempre a mão, porque seus textos simplesmente me fazem bem. E apesar de não ter tantas traduções assim para o português, eu consigo lê-lo no original, o que torna a experiência muito mais interessante.

Prévert é um autor excêntrico. Seus livros de poesia muitas vezes são intercalados por textos supostamente de outros autores, como uma piada interna. Outras vezes os livros possuem imagens feitas pelo autor ou em colaboração com diversos outros artistas, porque Jacques Prévert trabalhou com muita gente diferente ao longo da sua carreira, além de se de embrenhar em diversas linhas artísticas distintas.

Algumas de suas poesias e textos têm um quê mais irreverente e um tanto quanto nonsense, enquanto outros trabalhos são focados em críticas sociais bastante duras, em especial com relação a pobreza, guerra, colonialismo e status social.

Os dois livros reunidos nesse volume da Folio que consegui não são muito diferentes disso. Ainda bem.

Tanto Grand Bal du Printemps quanto Charmes de Londres seguem as características marcantes do autor, que no fundo é a razão pela qual gosto dele. Então, para mim não há a menor dúvida:

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: