Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Batman: Nightwalker (DC Icons #2) - Batman: Criaturas da Noite



SPOILER FREE

Depois de ler o primeiro livro da série DC Icons, Mulher Maravilha: Sementes da Guerra, tomei coragem e resolvi ler o volume seguinte, Batman: Criaturas da Noite. A série da DC, iniciada em 2017, já possui quatro volumes, e cada um é escrito por um ícone da literatura young adult atual. Dessa vez temos a chinesa radicada nos EUA Marie Lu, famosa pelas séries Legend, Warcross e The Young Elites.

Depois de um primeiro livro morno e com uma história de origem, confesso que comecei a ler Batman animada para ver uma aventura do homem morcego. Aviso logo que esse é mais um livro de origem. Só que diferentemente da origem mitológica da Mulher Maravilha, Batman tem uma história de origem chatinha, né? Até porque na maioria das vezes o que se tem é apenas a motivação na infância de Bruce para enfrentar o crime.

Podia ser uma história de origem com jeitão de jornada do herói, onde vemos Bruce aprendendo artes marciais, sobre psicologia criminal, tendo algum tipo de mentor desconhecido, nem que fosse o Alfred. Mas não é isso que Marie Lu traz. Temos Bruce sendo rico, dando festas, terminando o high school numa escola privada, bisbilhotando sua própria empresa atrás do Lucius Fox e fazendo m porque ele tem dinheiro.

E de pano de fundo temos os Nightwalkers do título original, uma gangue que mata milionários e rouba suas fortunas. O resto do enredo é tão óbvio que mesmo sem dizer nada me pergunto se vale o spoiler free lá de cima.

O problema do Batman é que o Bruce é chato! A história do Bruce é chata. E como alterego é interessante que seja assim, senão seria óbvio quem o Batman é, certo? Então uma história de origem para ser legal e cativante não podia ficar muito tempo focada no Bruce sendo Bruce. O nome Batman só aparece no título! Me senti enganada.

Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: