Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2020

Something Real



SPOILER FREE

Sabe aquele livro que você não sabe muito bem porque ou quando comprou? Esse é um desses para mim. Talvez tenha sido a capa, talvez tenha sido o blurb, que realmente é interessante: Bonnie ™, 17 anos, cresceu na TV - ela e seus doze irmãos são as estrelas do reality show de sucesso Baker's Dozen. Desde o cancelamento do programa e o escândalo que o envolveu, Bonnie ™ tentou viver uma vida normal, fora dos holofotes. Mas tudo está prestes a desmoronar ... porque Baker's Dozen está voltando ao ar.

Pensa no filme O Show de Truman, só que com pessoas que sabem que estão num reality show, e com uma família que tem 13 crianças de idades diferentes. As crianças mais velhas, incluindo aí Bonnie ™ (sim, os nomes todos possuem marca registrada ao longo de todo o livro), se referem aos seus anos de idade como as temporadas da série Baker's Dozen. Aliás, vale uma explicação do título: são 13 crianças porque os pais "originais" queriam uma família com 13 filhos, e como o sobrenome deles é Baker e a expressão Baker's Dozen se refere a 13 unidades mesmo (algo relacionado a uma lei medieval inglesa sobre quantidade de farinha em pães), daí o nome do reality show. 

De todas as crianças, apenas Bonnie ™ nasceu ao vivo, e ela tem mais 2 irmãos de sangue (apesar de serem de mães de aluguel), todas as demais crianças foram adotadas ao longo das temporadas da série. E, claro, tudo foi devidamente televisionado, inclusive o divórcio dos pais "originais". Óbvio que tudo isso deixou marcas nas crianças, especialmente nos três mais velhos que ficaram mais tempo "no ar", e que agora são adolescentes lutando para entrar em faculdades.

A autora Heather Demetrios criou um enredo extremamente cativante, contado da perspectiva de Bonnie ™, que precisou lutar muito para superar sua infância e ter uma vida próxima do normal com mais 12 irmãos. Quando ela descobre que o show vai voltar ao ar e tudo o que ela lutou para ter pode desaparecer da noite para o dia, ela e seu irmão mais velho Benton ™ acabam unindo forças para ter algo que se pareça com privacidade.

O livro trata de identidade, como reality shows podem não ser nada realistas, sobre privacidade, sobre o poder dos pais sobre seus filhos, relacionamentos, homossexualidade... é uma história extremamente rica que a autora soube explorar muito bem e de forma muito original.

Fiquei extremamente surpresa. São poucos os livros young adult que são tão bem escritos e com um enredo tão inédito. Super recomendo a leitura para todas as idades. Infelizmente ele ainda não foi traduzido para o português, apesar de ter sido lançado em 2014.

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: