Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2018

Islam: A Short History



SPOILER FREE

Nas minhas pesquisas sobre o Oriente Médio acabei por descobrir essa autora, Karen Armstrong, que escreve muito sobre o desenvolvimento das três religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo). Andei conseguindo algumas das suas obras para kindle, mas ainda não tinha conseguido parar para ler nada dela.

Esse livro em particular, tem como objetivo contar de forma bastante sucinta a história do Islã, desde a revelação do Corão a Maomé até a primeira guerra no Iraque (aquela com o Kuwait). Como a edição que eu comprei tem uma revisão, no final a autora acrescentou um epílogo que fala sobre o 11 de setembro, o que achei muito interessante e particularmente bem colocado dentro do contexto do livro.

O livro em si é até curtinho, tem apenas umas 300 páginas, o que mostra o trabalho de concisão que a autora precisou fazer. A contrapartida disso é que realmente ela não teve como se aprofundar em absolutamente nada. Levando isso em consideração, o livro é maravilhosamente bem escrito e profundo dentro do possível.

O que achei mais interessante no trabalho da Karen Armstrong é a sua capacidade empática de se colocar no lugar do outro, e assim escrever sobre o pensamento islâmico e sua história de forma tão sincera. Percebe-se que há um esforço para quebrar preconceitos, mal entendidos e desinformação acerca do islamismo. Bravo Karen!

Um dos melhores livros que já li sobre o assunto. Simples assim. O único pecado é a pouca profundidade, mas entendo que esse era o objetivo da obra, então, não posso reclamar.

Recomendo para todos.

Nota 10.

2 comentários:

  1. Ok, me deixou interessada! Já tinha visto o nome da Karen Armstrong antes, ela tem vários livros traduzidos cá no Brasil, inclusive em edições de bolso, mas acho que esse em específico eu não tinha visto ainda. Colocarei na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que nem sabia que ela já foi traduzida no Brasil, tenho o costume de ler livros no original quando posso. Mas também costumo ver se tem tradução em português para colocar aqui no blog, então o mais provável é que esse livro ainda não tenha sido traduzido :-(

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: