Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Death Wins a Goldfish: Reflections from a Grim Reaper's Yearlong Sabbatical



SPOILER FREE

Confesso que descobri esse livro, uma pequena joia do ilustrador americano Brian Rea, numa liquidação da Amazon. O que me fisgou foi o título: Death Wins a Goldfish: Reflections from a Grim Reaper's Yearlong Sabbatical (algo como A Morte ganha um peixe-dourado: reflexões de um ano sabático de um Ceifador em tradução livre).

Como o livro foi lançado em fevereiro de 2019, ainda não tem tradução para o português. Infelizmente nem sei dizer se haverá essa tradução, visto que Death Wins a Goldfish é um livro que desafia classificações óbvias. Com cara de livro infantil, na verdade ele é voltado para o público adulto, e, em especial, para os workaholics. Brian Rea, que um dia já sofreu no trabalho, traz uma versão da morte um tanto quanto diferente.

No seu conto, a Morte recebe um comunicado da área de recursos humanos, agradecendo pelo excelente trabalho, porém, como ela nunca tirou nem um dia de folga, depois de tantos anos, será obrigada a tirar um ano sabático para colocar as férias em dia. O livro conta como a morte, que realmente nunca viveu, resolve passar esse ano sabático e o que ela aprende com isso.

É um livro fofo, e que tem uma mensagem importante, especialmente nos dias enlouquecidos de hoje, onde tanta gente trabalha sem poder ou sem querer tirar férias. A história é contada em forma de diário, separado pelos meses, de uma forma temática.

Pessoalmente, eu curti muito a personagem principal, e a mensagem em si é linda.

Mas, de alguma forma, achei que o autor perdeu a chance de ser um pouco mais profundo, especialmente pela escolha da personagem e do tema. Sabe quando você vê uma ideia genial ser bem trabalhada mas não alcançar todo o potencial?

Independente disso, a leitura vale a pena e recomendo. Até porque é curtinho, gostoso, e ótimo para fazer número em desafios literários! Ou apenas para deixar na mesa de centro da sala e observar a cara das pessoas.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: