Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Mau Começo (Desventuras em Série) - The Bad Beginning (A Series of Unfortunate Events #1)



SPOILER FREE

Ainda no tema de fevereiro do Desafio Literário Popoca, resolvi mudar completamente de ares e optei por um livro infantil, mas razoavelmente moderno. Mau começo foi lançado em 1999 pelo autor Lemony Snicket, um pseudônimo do cineasta Daniel Handler, que não só virou filme em 2004, mas também virou série no Netflix em 2017.

Confesso ter assistido ao filme e à primeira temporada da série, mas guardei apenas informações essenciais. O que já foi suficiente para ter a sensação de que ambos são extremamente fiéis, o que faz sentido, visto que o autor dos livros participou dos roteiros das duas adaptações.

Como livro infantil, Mau Começo é bem fofo, em termos, por conta de toda a tragédia, e diverte. Imagino que faça mesmo muito sucesso com o público infantil, o que justifica os números de vendas e o fato de já ter ganhado mais de uma adaptação num espaço curto de tempo. Pelo formato do livro, que é o primeiro de uma série com 13 volumes (o último foi lançado em 2006, o que significa que o autor conseguiu lançar em média 2 livros por ano!), a série do Netflix é um formato mais interessante para adaptar. Apesar de que não consegui passar da primeira temporada. Os motivos foram: infantil demais e outras séries mais legais para assistir.

O livro tem menos cara de infantil demais que a série, o que é um ponto positivo. Em compensação, tem algo nele que não me fisgou. Entendo o sucesso, mas faltou aquele quê que define uma grande leitura ou sucessos mais estrondosos, como Harry Potter. Já me disseram que a série melhora nos volumes seguintes, e eu pretendo arriscar, mas apenas pagando na promoção. Definitivamente não vale pagar o preço cheio.

Para crianças, a leitura deve ser bem mais interessante do que foi para mim. Mas na minha definição, bons livros não tem idade, por isso:

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: