Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

West Wind: Poems and Prose Poems



SPOILER FREE

Mary Oliver é uma poetisa norte americana ganhadora de diversos prêmios (mas não um Nobel, uma pena) que viveu boa parte de sua vida de forma um tanto quanto reclusa. Infelizmente ela veio a falecer no ano passado, o que foi muito triste, porque suas poesias são uma delícia, e agora não temos mais poesias novas dela.

Seu tema favorito, como boa introvertida, é a natureza, a vida no campo, seu amor pelos cachorros e a vida simples. Se ela fosse mais contemporânea talvez incluísse as vantagens do Netflix, compras pela internet e pelo iFood para não falar com outras pessoas também.

Apesar da autora ter dado pouquíssimas entrevistas ao longo da vida, alguns fatos interessantes acabaram sendo revelados. A autora certa vez afirmou que sofreu abusos quando era criança, e que seu amor pela poesia e pela literatura veio como uma forma de escapar da sua família. A natureza, por estar disponível a ela quando jovem, veio a somar e, dessa forma, ela se tornou uma das poetisas mais lidas do país, sendo diversas vezes comparada com Ralph Waldo Emerson.

Claro que ninguém precisa saber nada disso para apreciar o trabalho de Mary Oliver, que fala por si só. Seus textos têm uma beleza que transcende essas questões pessoais, e a comparação com Emerson fica muito clara quando se lê o seu trabalho, que é primoroso.
 
Esse não foi meu primeiro livro da autora, e espero que não seja o último, pois aprecio muito suas poesias. Recomendo a leitura.
 
Nota 9.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: