Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2020

The Automobile Club of Egypt by Alaa Al Aswany



SPOILER FREE

Para fechar o Desafio Literário Popoca do mês de março, com o tema autores orientais, resolvi ler o autor mais celebrado do Egito hoje, Alaa Al Aswany. Autor de diversos best-sellers traduzidos para nem sei quantos idiomas, o egípcio é considerado o novo Naguib Mahfouz (para os desavisados, ele foi o primeiro ganhador do Nobel de Literatura do mundo árabe, recomendo a leitura também).

Apesar de The Automobile Club of Egypt ser meu terceiro livro desse autor, é a primeira vez que a comparação com Naguib Mahfouz me pareceu realmente apropriada. Não só pela riqueza do enredo desse livro, mas também pelas posições políticas dos personagens e a escolha da época que se passa a história, isto é, o final da ocupação do Egito pelos Britânicos, que é um período histórico extremamente usado pelo prêmio Nobel árabe.

Apesar de Alaa Al Aswany ser bem mais picante que seu conterrâneo, ele soube retratar de forma muito rica uma família vinda do Alto Egito em desgraça financeira, que acaba se estabelecendo no Cairo e se envolvendo com o Clube do Automóvel do Egito, uma instituição bastante inglesa patrocinada pelo rei do Egito. É importante apontar que o Egito, durante a ocupação inglesa, foi uma monarquia fantoche dos britânicos, e que diversos movimentos conhecidos até hoje, como a Irmandade Muçulmana, surgiram nessa época, o que explica seu favoritismo pelos autores locais.

Pessoalmente eu gosto muito da história do Egito moderno, e estudei muito essa fase em particular, portanto, posso atestar a qualidade do retrato feito pelo autor. Soma-se a isso excelentes personagens e uma história cheia de reviravoltas e surpresas e você tem The Automobile Club of Egypt. Não é uma leitura exatamente leve, mas vale os momentos mais tensos e pesados.

Apesar de ainda não ter sido traduzido para o português, é possível encontrar o livro em inglês e espanhol. Recomendo a leitura!

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: