Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2018

Morreste-me



SPOILER FREE

José Luís Peixoto é um autor que às vezes me agrada e às vezes não. Mas, como um espoente da literatura portuguesa ele sempre acaba voltando para a minha lista de leitura. 

Dessa vez ele retornou porque eu estava em casa no dia dos pais pensando no meu falecido pai e como gostaria de fazer alguma coisa com ele. Como ele foi co-responsável por minha paixão por livros e esse livro em específico fala sobre a perda do autor do seu pai, achei que era extremamente conveniente e adequado.

Morreste-me me deixou com o coração apertado e os olhos cheios de água durante toda a leitura, o que foi bem mais breve do talvez eu teria aguentado, logo, o fato do livro ser muito curtinho não é um ponto negativo. Claro que a descrição do autor da doença do seu próprio pai de alguma forma me lembrar o que aconteceu com o meu ajudou muito na identificação emocional, e acho que me fez apreciar ainda mais o texto.

No livro o autor simplesmente derrama nas páginas tudo o que ele sente com relação à morte do seu pai, num misto de poesia, prosa e memórias. José Luís Peixoto acertou em cheio na combinação desses elementos e na carga emocional do texto. O livro é lindo de morrer. E muito triste também.

Fiquei muito feliz com a minha escolha de momento para fazer essa leitura, e com a experiência também. Lerei mais coisas do autor com mais afinco depois desse livro.

Bravo.

Nota 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: