Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

The Djinn Falls in Love and Other Stories



SPOILER FREE

Essa é uma das coletâneas de contos mais interessante, diversificada e específica ao mesmo tempo que eu já encontrei.

É um livro que tem diversos contos centrados em gênios (do tipo árabe, daquele tipicamente da lâmpada na imaginação ocidental). Os autores são absurdamente variados, tem diversos árabes, claro, mas tem autores ocidentais e de outras etnias orientais também.

Isso significa que a variação da compreensão do que são gênios e o que eles são capazes de fazer também varia enormemente! Tem histórias mais realistas, outras bem estilo fantasia, tem poesia, tem romance, mistério e questões sociais. Nesse sentido, a quantidade de contos em mundos pós-apocalípticos me deixou extremamente surpresa. De onde esse monte de autor tirou a mesma ideia? Claro que as formas são diferentes, mas mesmo assim! Não é a toa que moda existe em tudo quanto é lugar. Está aí uma prova!

De forma geral, a média da qualidade dos contos é muito boa. Eu fiquei positivamente surpresa, porque normalmente um livro desse gênero é a maior montanha russa entre contos maravilhosos e coisas difíceis de chegar até o final. Mas "The Djinn Falls in Love" é uma coletânea muito bem escolhida, com todos os contos minimamente bons e outros simplesmente maravilhosos. Diversos autores me chamaram a atenção e eu ainda vou dar uma pesquisada para descobrir outros trabalhos deles, porque acho que vai valer a pena.

Claro que o fato de que todas as histórias têm gênios foi positivo para mim também, a louca da cultura árabe que sou, não tinha como não gostar. Certamente o tema traz uma pegada minimamente oriental para todas as histórias, independentemente do autor ser ou não árabe. Inclusive, muitos dos autores árabes me surpreenderam por trazerem propostas fora do que poderia ser considerado clássico ou esperado. De forma geral, o trabalho deles é simplesmente contemporâneo com uma pitada árabe.

Infelizmente o livro ainda não foi traduzido para o português, mas é possível encontrar versões eletrônicas em inglês (mesmo em lojas brasileiras) por um preço acessível.

Também é preciso apontar que muito da propaganda do livro fica em cima do nome do Neil Gaiman, mas fiquem avisados, o conto dele que aparece aqui é só um pedaço do livro American Gods (Deuses Americanos), inclusive o pedaço em questão já apareceu também na série de TV. Não comprem o livro só por isso.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: