Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2019

Desafio Literário 2019



2018 não foi um ano fácil para muita gente, eu inclusive. Mas 2019 também promete ser igualmente ou até mais difícil.

Como leitora compulsiva, uma das minhas formas de lidar com momentos muito difíceis é ler, ler muito. 

Então, em 2019 decidi participar de não só de um, mas de dois desafios literários!

Confesso que uma das razões para isso não é só porque acho que terei um ano complicado me aguardando, mas também porque ajudei a montar um desses desafios. (puro orgulho!)

E já que ando muito na vibe vamos ver o que vai acontecer e agir de acordo, esse ano não pretendo montar um lista prévia de leituras. Já tenho livros demais na minha lista de livros para ler, então pretendo escolher livros dessa lista de acordo com os temas.

Então vamos lá!

Os Desafios Literários que seguirei esse ano são: 

Desafio Literário Popoca - criado por mim e alguns amigos de longa data
Desafio Literário Corujesco - desafio que faço há alguns anos e não pretendo abandonar só porque criei um também

Agora vamos aos temas!!!

JANEIRO
Popoca: primeiro livro de uma série
Corujesco: tema livre 
Janeiro vai ser um mês super light, temas incrivelmente fáceis! Aliás, já li dois. Aguardem as resenhas.

FEVEREIRO
Popoca: livro com uma festa na história como um momento marcante
Corujesco: um clássico brasileiro
Confesso que ainda não decidi o que vou ler. Deixa chegar mais perto...

MARÇO
Popoca: livro escrito por uma mulher que tenha uma personagem principal guerreira
Corujesco: um livro sobre música
Considerando a minha biblioteca lotada de coisas sobre música árabe e com maravilhosas autoras mulheres, estou prevendo que vai ser um mês tranquilo de encontrar títulos

ABRIL 
Popoca: livros com comida como algo importante para o plot
Corujesco: um livro com adaptação a ser lançada em 2019
Hum... esses são temas menos óbvios, ainda bem que tenho alguns meses para pensar

MAIO
Popoca: livros com um casamento na história como algo importante
Corujesco: livro com um protagonista anti-herói ou vilão
Fácil! É só pegar um desses livros de releitura de contos de fadas do ponto de vista da vilã, mata os dois temas com um só livro, porque sempre tem um casamento...

JUNHO
Popoca: livro com um mês ou a palavra mês no nome
Corujesco: uma obra latino-americana
O tema do Popoca vai ser resolvido com uma busca na minha biblioteca do kindle! E o corujesco... bom, não falta livro de autores latino-americanos na minha lista de livros para ler

JULHO
Popoca: Graphic Novel
Corujesco: um livro ambientado nos anos 20
O tema do Popoca vai ser muito fácil, já o corujesco vai demandar um pouco mais de pesquisa.

AGOSTO
Popoca: livros sobre desgraças, distopias e desgostos
Corujesco: um livro com personagens que não sejam humanos
Dois temas razoavelmente fáceis de se encontrar, com algum esforço dá até para fazer um dois em um.

SETEMBRO
Popoca: um livro lançado no ano que você nasceu
Corujesco: um livro escrito por alguém até 30 anos
Ainda bem que hoje temos tantas ferramentas de busca! Vou precisar para encontrar livros lançados em 1982. Já o livro escrito por alguém de até 30 anos... do jeito que hoje em dia tem adolescente publicando coisas vai ser moleza.

OUTUBRO 
Popoca: livros sobre fantasias, monstros e fadas
Corujesco: uma releitura
O que mais tenho é livro de fantasia, não vai ser um problema. Já a releitura... tenho algumas releituras de contos de fadas na minha lista de livros para ler.

NOVEMBRO 
Popoca: livros de autores negros
Corujesco: um livro escrito a quatro mãos
Ainda bem que tenho comprado livros de autoras negras, não vai ser um problema. Já livros escritos a quatro mãos... confesso que não tenho muitos para escolher, vai ser no esquema ler o que tiver disponível!

DEZEMBRO
Popoca: livro que se passe no Natal ou seja relacionado ao Natal
Corujesco: tema livre 
Confesso que quando montei o desafio do Popoca eu escolhi esse tema de propósito, porque eu gosto de ler livros desse tema em dezembro, então, vai ser moleza! Até porque ninguém merece se descabelar no final do ano, já basta o final do ano!

Independentemente dos temas, uma coisa que pretendo fazer esse ano é ler mais livros físicos. Mas não sei o quanto conseguirei cumprir dessa meta... vamos ver até o final do ano!

E foi iniciada a corrida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: