Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2019

How to Save an Undead Life (The Beginner's Guide to Necromancy #1)



SPOILER FREE

Nada como pegar uma série young adult de fantasia para esquecer um pouco a realidade. E mesmo quando a série traz personagens traumatizados e cheios de problema, ainda assim a leitura é mais leve que o jornal do dia. Vivemos numa época tensa.

A autora americana Hailey Edwards traz na série The Beginner's Guide to Necromancy (ainda sem tradução para o português) a história da necromante Grier, que acabou de sair de uma prisão sobrenatural por ter sido julgada culpada pela morte da sua mãe adotiva. Claro que parece que o julgamento foi injusto, senão ela não seria a heroína da história, visto que sua mãe adotiva era maravilhosa, mas também é claro que todos acreditam na sua culpa e isso faz dela uma figura muito mal vista na sua sociedade secreta e de vida noturna.

Nesse primeiro volume o lance é que somos oficialmente apresentados ao mundo dos necromantes, que parecem humanos, mas fazem magia a partir do seu próprio sangue. Eles são chamados assim por seu poder de trazer os mortos de volta à vida, na forma de vampiros. Sim, isso mesmo. Esquece tudo o que você conhece de vampiro, Hailey reimaginou a coisa toda. 

Para os tradicionalistas isso pode ser um problema, não vou negar, e acho importante avisar logo para evitar decepções gratuitas. Mas, de forma geral, o mundo imaginado pela autora ficou interessante e bem redondo.

Os necromantes são divididos em classes, como os indianos, onde os de classe mais baixa simplesmente têm menos poder associado ao uso do seu sangue, e os de classe mais alta são realmente poderosos em termos de magia. Existem as exceções, claro, mas como boa trama com esse tipo de tema, a questão da classe leva também à discussão as questões dos preconceitos, e essa sim é a parte mais interessante desse lado da história.

Enfim, nesse primeiro livro, Hailey traz a história da saída da Grier da prisão e suas dificuldades de se encaixar novamente nessa sociedade que a abandonou. Além disso, ela descobre fatos sobre o seu passado e sua família que ela nem imaginava. Tudo isso enquanto ela tenta se reaproximar dos seus amigos pré-prisão, que depois de cinco anos sem ver, muitas vezes parecem ser outras pessoas.

O resultado final é uma história de fantasia com um excelente potencial, mas que a execução deixa a desejar. Hailey Edwards não escreve particularmente mal, mas ela também não escreve bem. Mas o pior, na minha opinião, é que ela faz uso de uma quantidade pouco saudável de clichês, chegando ao ponto de você descobrir tudo o que vai acontecer com muita antecedência, o que é chato.

Um dos clichês é o par romântico de Grier, que é apaixonada desde criancinha pelo seu vizinho de classe baixa. Claro que ele é um pegador desde sempre e ela é virgem. Como eu disse, uma quantidade pouco saudável de clichês.

Confesso que decidi ler os livros seguintes da série muito mais porque eu já os tinha na biblioteca do kindle do que por animação.

Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: