Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2019

Promethea - Book One


 
SPOILER FREE

O autor Alan Moore é um dos grandes do mundo dos quadrinhos e isso simplesmente transparece em uma das suas obras primas, Promethea. Mais uma indicação de amigos de livros, que eu agradeço sempre que posso, Promethea é uma das Graphic Novels mais interessantes e complexas que já tive o prazer de ler.

Alan Moore traz como ambientação um mundo atual alternativo, futurista e distópico, onde uma estudante de mitologia acaba por encontrar informações ao longo da história sobre uma personagem mitológica chamada Promethea. Na busca de mais informações para um trabalho da faculdade, ela acaba por descobrir que o mundo da imaginação é mais real do que imaginário, e que Promethea é um dos seres que habita esse mundo que consegue sair dele e meio que incorporar em pessoas com a imaginação muito poderosa.



Em termos de simbolismo e de detalhes gráficos, Promethea é um show à parte. A quantidade de informação utilizada para fazer toda a história e as imagens da Graphic Novel é simplesmente um desbunde. Vale a leitura só por isso. Mas soma-se a isso todo o posicionamento que Alan Moore coloca sobre a importância da imaginação e o poder das histórias e você tem um prato cheio para quem gosta de ler.

Minha única questão com Promethea é justamente gráfica, apesar de ser um dos pontos fortes a beleza das ilustrações. Eu entendo que uma das fontes para o trabalho visual em Promethea são as pinups, mas, veja bem, a personagem principal é uma mulher que possui uma capacidade incrível de imaginação (por isso ela se torna Promethea) e ela imagina uma guerreira celestial imbatível. As encarnações anteriores, pelo menos parte delas é imaginada por mulheres. Mas todas, absolutamente todas as encarnações de Promethea tem jeito de terem sido criadas por homens.


Talvez o problema esteja no fato do escritor e de todos os ilustradores serem homens. Talvez eu tenha criado uma visão mais crítica depois de ler quadrinhos escritos e ilustrados por mulheres. 

Mas o fato que Promethea tem cara de ter sido criada e ilustrada por homens é real. E isso é um problema quando as personagens principais são mulheres.

Só por isso, nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: