Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2020

we are never meeting in real life.


 

SPOILER FREE

Samantha Irby é uma escritora e blogueira norte americana negra, de origem pobre, LGBT, plus size, que sofre de depressão e doença de Crohn. Digamos que sua vida não é das mais fáceis do mundo. E apesar de não estar exatamente no tema do desafio literário Popoca de novembro, de autores africanos, também não está muito distante.

Preciso confessar que o seu humor não exatamente bateu comigo, mas apreciei demais a leitura de we are meeting in real life., que, infelizmente, ainda não foi traduzido para o português. O livro, assim como os outros já publicados pela autora, é composto de ensaios autobiográficos, onde Samantha narra casos da sua vida com um humor bastante peculiar e um grau de honestidade que beira o chocante. Mas quem não precisa de um choque de realidade de vez em quando, certo?

Seja com relação às suas dificuldades como mulher negra nos EUA, seja com relação à depressão, à pobreza, ao seu próprio corpo fora dos padrões, Samantha consegue extrair humor de tudo, e ao mesmo tempo te deixar desconfortável. É até difícil de explicar a sensação de ler seus textos, mas lembra aquele desastre de trem que você sabe que vai acontecer, não quer ver, mas não consegue nem piscar o olho. No final, você passou por uma experiência que de forma geral não te agradou, mas mudou sua forma de ver o mundo e você quer passar por isso de novo. Já mencionei que comprei outros livros dela desde então?

Recomendo muito, apesar de não dar a nota máxima ao livro, e com avisos: gatilhos de depressão e linguagem chula. Mas vale cada página.

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: