Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2020

Nascido do crime - Born a crime


 

SPOILER FREE

Nesse mês de novembro, o tema do Desafio Literário Popoca é autores africanos, então resolvi ler o que eu acho que foi meu primeiro livro de um autor sul africano, Trevor Noah, com sua autobiografia com toque de comédia Nascido do crime.

Trevor Noah é mais conhecido por seu trabalho como comediante do que como autor, tendo muitos anos de sucesso na África antes de ser convidado para o programa The Daily Show, que passa diariamente nos EUA, onde notícias são dadas com um toque de comédia satírica. Ele é o primeiro apresentador estrangeiro do programa, apesar de ter sido no Daily Show que John Oliver começou sua carreira nos EUA, porém, ele nunca chegou a apresentador.

 

Antes de ir para os EUA em 2016, onde já ganhou diversos prêmios por Daily Show, Trevor Noah fez uma carreira importante na África do Sul, com stand-ups, programas de rádio e telenovelas, e ele ainda não tem nem 40 anos. No Netflix você encontra alguns especiais dele, incluindo stand-ups e um documentário sobre a sua vida, que tem spoilers de Nascido do crime.

Um dos fatores importantes sobre sua história que permeia todo o seu trabalho como comediante está justamente no porquê do título do seu livro. Quando Trevor Noah nasceu, era proibido pelo Apartheid sul africano que brancos e negros tivessem relações, e, bem, Trevor Noah é mestiço, obviamente. Sua mãe, Patricia, é uma mulher negra xhosa, enquanto seu pai é suíço. Toda a ilegalidade do seu status de mestiço o marcou profundamente, e boa parte do seu trabalho trata de questões de racismo, nacionalidade e colonialismo.

E que trabalho! Trevor Noah é daqueles comediantes que te fazem rir e ao mesmo tempo repensar em várias coisas. E seu humor às vezes é tão direto na ferida que você fica na dúvida se deveria realmente achar engraçado, enquanto ri mesmo assim. Não é a toa que ele fez aquela piada maravilhosa na apresentação do Oscar, que ele participou porque, sim, ele fez uma ponta em Pantera Negra (a voz do sistema de IA da Shuri):


"Crescendo como um menino em Wakanda, eu via T'Challa voando sobre nossa aldeia, e ele me lembrava uma grande frase xhosa, 'abelungu abazi uba ndiyaxoka', que significa, 'Em tempos como este, somos mais fortes quando lutamos juntos do que quando tentamos lutar separados.'" - Mas quem fala xhosa deu uma boa risada, porque o que Noah realmente disse é: "Os brancos não sabem que estou mentindo."

Seu livro, seguindo o exemplo de tudo o mais que ele faz, foi muito bem recebido pela crítica, tanto que já foi traduzido aqui no Brasil, o que nos dá a oportunidade de apreciar o seu trabalho. O livro fez tanto sucesso que Lupita Nyong'o vai produzir e estrelar uma adaptação para o cinema. Mal posso esperar para ver esse livro em live action!

E a leitura de Nascido do crime foi uma das minhas preferidas de 2020. Nada como se divertir e aprender ao mesmo tempo, porque eu, particularmente, não sabia um monte das coisas que ele explica sobre a África do Sul no livro. Recomendadíssimo!

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: