Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Minha irmã, a serial killer - My Sister, the Serial Killer

 


SPOILER FREE

Seguindo o Desafio Literário Popoca 2020, com o tema autores africanos para novembro, resolvi explorar outro país, a Nigéria. O livro Minha irmã, a serial killer da autora Oyinkan Braithwaite foi nomeado para diversos prêmios, chamando atenção por ser o primeiro livro da nigeriana.

No Brasil o volume foi traduzido e publicado pela Kapulana, editora especializada em literatura africana (fica a dica!), e não é difícil de achar. Difícil é ler o livro e sair impune da trama! Oyinkan Braithwaite traz a história Korede e sua irmã mais nova e mais bonita, Ayoola. Korede é amargurada porque se sente desprezada, especialmente quando sua irmã está por perto e rouba toda a atenção. Entretanto, a relação entre as duas é muito mais complexa do que isso, pois, por ser a irmã mais velha, Korede é responsável por Ayoola, e Ayoola tem tendências um tanto quanto sanguinárias com relação aos homens.

A história se passa em Lagos, capital da Nigéria, mas confesso que achei muito parecido com o Brasil. E a dinâmica entre as personagens é uma das coisas mais diferentes e originais que li esse ano. Fora a adrenalina e o suspense! Tudo bem que parte da trama não é um mistério porque já está no título do livro, mas mesmo assim, Oyinkan Braithwaite consegue criar uma história que faz fechar o livro uma missão impossível, você precisa saber o que vai acontecer!

Não é a toa que o livro foi nomeado para tantos prêmios! Aliás, deveria ter ganho vários deles, mas... independente desses resultados, Minha irmã, a serial killer é uma leitura imperdível, com um enredo peculiar, extremamente bem escrito e, como cerejinha do bolo, é repleto de detalhes característicos da cultura nigeriana. Mas, diferente de muitos livros africanos que são publicados no resto do mundo, não é focado nisso.

Recomendadíssimo!

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: