Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Desafio Literário 2018

E já no finalzinho do ano, é preciso parar pra planejar, pelo menos um pouco, as leituras de 2018. Novamente pretendo seguir o Desafio Literário do blog Coruja em Teto de Zinco Quente, porque eu gosto dos temas que a Luciana escolhe, e é sempre bom tentar sair da zona de conforto e ler algo diferente.

Então vamos ao que interessa!

Janeiro - tema livre
Ainda bem, devo passar umas 3 semanas viajando e não tenho a menor perspectiva de ler muito, ou nada, nesse mês.

Fevereiro - Uma Aventura no Mar
Para fevereiro vale tanto ler um livro de não-ficção sobre o período das Grandes Navegações, talvez uma biografia de Colombo; como uma aventura clássica estilo Moby Dick. Os horrores lovecraftianos estão muito ligados aos abismos marinhos sobre os quais ainda pouco sabemos e é sempre possível retornar a Verne e seu capitão Nemo. O gênero é o que menos importa, desde que estejamos singrando pelos sete mares!

Menor ideia! Até tenho Moby Dick pra ler, mas não sei se vou encarar esse tijolo esse ano. Vou precisar pensar durante o Carnaval.

Março - Um Livro, uma Estação
Um livro com uma estação do ano no título e/ou no enredo.

O que mais tem é romance com alguma estação do ano no título. Farei uni-duni-tê.

Abril - Uma História Oriental
Fica a critério do leitor o que quer entender como oriente: uma localização geográfica, cultural ou econômica, fato é que devemos de vez em quando fugir ao eixo Europa-EUA de nossas leituras.

Literatura árabe!!! Oba! O que lerei primeiro? É provável que seja um Naguib Mahfouz... como amo esse autor!

Maio - Uma História sobre Livros
Tema bastante autoexplicativo. Quer coisa melhor que um livro que fale sobre livros?

A minha sorte nesse sentido é que andei comprando alguns livros sobre esse tema, porque eu também gosto dele. Ótima desculpa para furar fila.

Junho - Uma História de Família
Pode ser uma história que abarque gerações de uma mesma família ou um drama familiar mais conciso. Pode ser tipo aquela macarronada de domingo em que todo mundo se reúne e todo mundo se mete na vida de todo mundo ou aqueles enredos de pais e filhos que não conseguem conviver. O importante é ter família, em conflito ou em harmonia, cheia de segredos e esqueletos no armário ou que lava a roupa suja em público, o gosto é do leitor.

Menor ideia... tem tanta opção. Até livro de não-ficção pode se enquadrar nesse tema...

Julho - Uma História Pós-Apocalíptica
Um livro que tenha um cenário apocalíptico ou pós-apocalíptico, onde a sociedade como conhecemos tenha sido destruída. Podem ter explodido a terra ou tornado ela inabitável; pode ser que estejamos morando nos subterrâneos ou num trem a toda velocidade... mas o conflito e as mudanças causadas pelo ‘fim do mundo’ como o conhecemos têm de aparecer por aqui.

Houston, temos um problema. Eis uma temática que não é exatamente o meu forte. Vou precisar procurar bem nos meus livros pra ver se tem algum que se encaixa aqui. E eu já li Jogos Vorazes :-/

Agosto - Uma História em Tempos de Guerra
Uma história que aconteça no nosso mundo ou mesmo num lugar e época ficcionais: histórias que se passam em tempos de guerra são um bom exercício para entendermos empatia, coragem e desespero, para vermos o que há de melhor e pior no ser humano. São histórias necessárias, sem dúvida alguma.

Outro tema que não é o meu forte, mas acho que tenho mais livros nessa linha, nem que sejam sobre a Palestina. Tenho certeza de que contam.

Setembro - Uma História narrada em Primeira Pessoa
E é isso. :-) Precisa de mais?

Vixi... normalmente eu não sei se um livro é narrado assim antes de começar a ler. Vai precisar de uma pesquisa também. Ou então uma autobiografia!!!! Ainda tenho várias para ler.

Outubro - Uma História que te Provoque Risos

Também não precisa explicar muito, não é mesmo? A essa altura, já estamos chegando no fim do ano e um pouco de risada para ajudar com o estresse é simplesmente necessário.


São tantas opções... vou ler o que der vontade na época. Espero que até lá eu tenha conseguido um livro que estou namorando na Amazon *.*

Novembro - Uma história com Teoria da Conspiração
Histórias de organizações secretas que tramam e acobertam uma situação ou evento da humanidade. Adoro uma boa teoria da conspiração, não importa se ridícula ou completamente crível. A imaginação é o limite!

Hum... eu tenho alguns livros interessantes de não-ficção sobre isso... sobre a CIA o 11 de setembro... espero que contem!

Dezembro - tema livre!

Ainda bem, no final do ano o lance é ler o que dá.

Um comentário:

  1. Eba! Você vai participar do desafio de novo ano que vem! Bora se organizar para dar para ler tudinho!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: