Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2018

Muhammad's Wives

 
 
SPOILER FREE

Depois de ler alguns livros esse ano relacionados a história do mundo árabe e do islamismo, fiquei curiosa com relação às esposas de Maomé. Pelo o que pude perceber, as histórias delas são dignas de novela mexicana!

Se eu bem me lembro, esse livro ou estava numa lista bibliográfica de algum dos livros que eu li, ou ele apareceu como sugestão quando fui buscar alguma outra referência, e ele estava baratinho. Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?

O livro, infelizmente, não era tudo o que eu estava esperando.

Primeiramente ele é muito curto, tem apenas 40 páginas, o que quer dizer que as informações contidas neles são resumidas ao máximo. Uma das esposas chega a ter apenas dois parágrafos destinados a ela.

Segundo, o que de certa forma deriva do primeiro, o livro é tão superficial, que não contem nem um parágrafo para as esposas cujos status do relacionamento são contestados (em específico uma copta e uma judia), e que dependendo da fonte elas são consideradas concubinas e não esposas.

E pior, não tem as histórias dignas de novela... apenas as mais conhecidas e imprescindíveis para se conhecer o básico de cada esposa.

Mas, para quem não sabe nada e para uso de referência é interessante.

Outra limitação é que o livro foi escrito por uma muçulmana bastante devota, o que é interessante por um lado, mas por outro ela acaba por fazer uso do texto para fazer propaganda. Nada contra, mas podia ser mais discreta, né?


Nota 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: