SPOILER FREE
Eu comprei esse livro num impulso porque ele
estava numa mega promoção da Amazon de literatura mundial, e eu nunca
tinha ouvido falar da escritora chilena. Achei que seria uma ótima
oportunidade de conhecer, mesmo com o texto traduzido para o inglês.
Posso dizer com convicção que valeu muito a pena. Marcela Serrano é uma escritora de mão cheia, e com inúmeros prêmios nas costas! Todos eles provavelmente merecidos pelo o que que pude ver em Dez Mulheres.
O livro traz relatos feitos numa espécie de sessão especial de terapia em grupo, de dez mulheres que frequentam a mesma psiquiatra. Para tornar a coisa mais interessante, a psiquiatra, Natasha, faz atendimentos gratuitos também, então a história de cada mulher é muito diferente e vai desde uma senhora que aqui viveria numa favela no Brasil, até uma estrela de televisão, e com as idades mais diversas, desde uma moça recém saída da adolescência até uma senhora de oitenta anos.
Todas as histórias são extremamente femininas, e todas me tocaram profundamente, algumas conseguiram até mesmo encher os meus olhos de lágrimas, o que é um grande feito para um livro (ou filme). O interessante é que mesmo com apenas a psiquiatra em comum, os relatos das mulheres fazem uma colcha de retalhos extremamente equilibrada e coesa, além de mostrar um lindo retrato do Chile.
Marcela se mostrou uma mestra na
criação de personagens e de vozes, pois todas são distintas e realistas,
ao ponto de você ficar pensando que pelo menos alguma coisa dali é
baseada em fatos reais.
Nota 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião/crítica/comentário: