Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2018

No God But God: The Origins, Evolution and Future of Islam


SPOILER FREE

O autor Reza Aslan é mais conhecido no Brasil por conta do livro Zelota, que trata da história de Jesus. Mas nos EUA ele é mais conhecido por suas obras sobre história geral das religiões, e em especial o Islã, visto que ele é iraniano e muçulmano.

Resolvi ler esse livro como uma espécie de complemento ao livro da Karen Armstrong, e nesse sentido posso dizer que consegui o meu objetivo. O livro da Karen é mais completo historicamente falando, pois cobre com uma quantidade razoavelmente constante de detalhes os quase 13 séculos de história do islamismo, enquanto o livro do Reza Aslan é mais profundo em suas explicações teológicas, enquanto não trata de toda a história da religião.

Os estilos também são bem diferentes, a Karen é mais acadêmica, seu texto pode ser bem distante e frio, enquanto o Reza gosta de incluir os seus sentimentos e experiências para ilustrar o que ele quer dizer, o que torna a leitura um tanto quanto diferente.

Pesa bastante o fato do autor ser muçulmano e falar árabe, isso faz com que a sua tradução de trechos do Corão e de outros livros árabes tenha uma maior probabilidade de estar mais corretas do que se vê por aí (existem umas traduções do árabe que só Allah salva), além do torná-lo mais simpático ao assunto e com muito mais propriedade para falar sobre ele. As suas dicas de melhores traduções de textos clássicos são valiosas!
O que foi negativo para mim no livro é que um: o autor realmente não trata toda a história do Islã como eu esperava; dois: eu entendo que ele queira fazer diversos paralelos entre diferentes momentos históricos, mas a forma como ele escolheu fazer isso muitas vezes é um tanto quanto confusa, poderia ter ficado melhor; e três: na edição para kindle que eu comprei não aparecem links para as notas que existem no final do livro, quando cheguei no final e as descobri lá foi difícil de conectar os seus conteúdos com o que eu já havia lido.

Minhas questões à parte, o livro é muito bom e esclarecedor. É uma pena que ainda não tenha sido traduzido para o português, porque é uma excelente fonte de informação. Sinto que faltam muitos livros a serem traduzidos no Brasil sobre o Islã, não é a toa que as pessoas por aqui ficam perdidas no assunto.

Nota 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: