Pesquisar este blog

domingo, 20 de outubro de 2019

Practical Magic - Da Magia à Sedução



SPOILER FREE

Há razoavelmente pouco tempo, descobri que o clássico dos anos 90 com a Sandra Bullock e Nicole Kidman, Da magia à sedução, era baseado num livro! Descobri porque a autora, Alice Hoffman, quase 20 anos depois, resolveu lançar uma continuação que na verdade se passa antes da história original.

Apesar da continuação acontecer antes, resolvi ler os livros na ordem da publicação, até para poder comparar a obra ao filme, claro! Ótima desculpa para rever o clássico!

O livro Practical Magic, que manteve os nomes nos filmes tanto em inglês quanto em português, é uma coisa muito fofa. O livro inclusive tem muito mais cara de realismo fantástico do que de fantasia, com alguns momentos onde essa linha é realmente ultrapassada, de forma que podemos de fato dizer que é uma história sobre bruxas.

No livro, as personagens da Sandra Bullock e da Nicole Kidman possuem as mesmas características que você encontra no filme, porém, elas não são tão bruxas assim, e as razões pelas quais ambas acabam fugindo da casa das tias, que são as melhores personagens, claro, também são bem mais profundas e um tanto quanto diferentes do cinema. 

O livro não é sobre magia, é sobre descobrir o que se quer na vida, se aceitar e aceitar que se merece ser feliz. É sobre não negar o passado, e sim tirar forças dele para ir para o futuro que se quer. As relações entre as mulheres Owen no livro são o grande forte do enredo. Que os amantes tenham papeis importantes é uma coisa, mas a história não gira em torno deles, e sim em torno de como as mulheres, tanto irmãs, quanto mãe e filhas e demais familiares se relacionam.

O livro é lindo demais. Vale a pena a leitura, especialmente se você não lembra todos os detalhes do filme, porque a história é bem diferente.

Por mais que as personagens tenham características bem semelhantes, o filme inventa toda uma preocupação em torno de uma maldição que não existe no livro, por exemplo. E o filme faz a maior sacanagem de todas: tira a continuação da história da personagem da Nicole Kidman, o que me parece ser um castigo por ela ser uma personagem tão livre sexualmente. O filme perde muito ao fazer essa escolha.

As filhas da personagem da Sandra Bullock também são mais velhas no livro, o que torna toda a dinâmica bem mais interessante, pois você pode comparar as diferenças tanto de comportamento entre as gerações, como também em como a mãe e a tia se relacionam com as adolescentes em comparação em como era quando as duas eram mais jovens com as tias. 

Dessa forma, em diversos níveis, o livro é muito mais profundo, interessante e bonito que o filme. E olha que o filme envelheceu bem! A escolha do final do filme é particularmente interessante, mostrando uma irmandade feminina bem mais ampla que no livro. Apesar desse não ser o objetivo no livro, ele não é sobre isso.

Enfim, sem desmerecer o filme, o livro é melhor!

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: