Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2018

Poetas De Moçambique. Rui Knopfli Antologia Poética



SPOILER FREE

Comprei esse livro numa bienal, não lembro exatamente qual, mas às vezes você encontra coisas interessantes naqueles estandes que juntam um monte de editoras menores, como as editoras universitárias, que tem coragem de publicar o que as grandes editoras nacionais não tem.

Demorei um pouquinho para tirar ele da estante, mas, acho que minha taxa de leitura de poesias tem melhorado muito com o meu hábito de ler de manhã. Esse livro em particular durou um pouco mais do que eu imaginava, mas isso não é algo negativo.

A poesia do moçambicano Rui Knopfli é muito rica, e mais europeia e ocidentalizada do que eu estava esperando, mas isso não a diminui. Pelo contrário, a poesia fica bem mais complexa, porque ele não substitui as questões africanas pelas dos colonizadores, ele só acrescenta. Nesse quesito, fui surpreendida, confesso que eu esperava algo mais puramente africano. Shame on me.

Independentemente disso, o livro vale a pena a leitura, e por ser uma antologia poética, traz trabalhos desde 1959 até 1997, o que torna o livro uma grande apanhado de toda a obra do autor. Como Rui Knopfli não é exatamente conhecido no Brasil, esse livro se torna uma das raras ocasiões que podemos ter contato com o seu trabalho, e que trabalho!

As poesias são realmente muito interessantes, e o meu exemplar ficou todo marcadinho de poemas que gostei especialmente de ler (eu marco meus livros de poesia sempre, e a quantidade de marcadores vira uma espécie de nota para o livro). Para quem curte poesia ou literatura africana é um prato cheio. Super recomendo.

Nota 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: