Pesquisar este blog

sábado, 15 de dezembro de 2018

Sweetshop of Dreams (A Novel with Recipes)


SPOILER FREE

Vai chegando o final do ano e o estresse acumulado pede leituras mais leves, por isso escolhi esse livro da inglesa Jenny Colgan para começar a entrar no clima para do desafio Smuthathon, para o qual uma amiga, que também adora um livro erótico, me convidou.

Primeiro que o livro não tem tantas receitas quanto ele promete no título. Eu esperava uma coisa no estilo Como Água para Chocolate, com uma receita por capítulo ou algo parecido. Não, o que o livro oferece são descrições e críticas de doces antigos típicos, com umas 2 ou 3 receitas muito básicas do meio para o final do livro. Ah, e a história se passa basicamente dentro e em torno de uma loja de doces.

Segundo, é um romance água com açúcar (se o título já não entregasse isso, né?), então, confesso que eu esperava pelo menos alguma cena mais caliente. Não tem nenhuma. Tem uma cena de sexo, mas ela termina tão mal, mas tão mal, que tira toda a graça da coisa.

Terceiro, tudo bem que é um romance água com açúcar, logo eu não esperava personagens complexos, mas daí a ter apenas clichês dos anos 80 é complicado. Se o livro fosse dos anos 80 estava explicado e desculpado, mas ele foi publicado em 2012. Não existe desculpa para isso e para todo o sexismo que escorre do livro por todos os lados.

Levando isso tudo em consideração, é inexplicável que o livro tenha ganho o prêmio
Romantic Novel of the Year (RoNa's) de 2013. Para você ver que não dá para julgar um livro pelos seus prêmios...

Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: