Pesquisar este blog

sábado, 29 de junho de 2019

And Still I Rise



SPOILER FREE

Maya Angelou é uma das artistas negras americanas mais completas que já ouvi falar. Ela foi bailarina, atriz, cantora, escritora e poetisa. Apesar de ser mais conhecida na literatura americana por suas autobiografias, suas poesias também são muito conhecidas e utilizadas como hinos pelo movimento negro dos EUA. 

Uma das suas poesias mais famosas é justamente a que dá o título desse livro de poesias de Maya Angelou, And Still I Rise. E Maya também declamava muito bem, como pode ser visto abaixo:



Esse livro em particular, lançado em 1978, tem poesias muito voltadas para a questão negra, o que deixa a leitura por vezes bastante pesada. Mas Maya Angelou é conhecida porque ela não só retratava a situação dos negros, mas porque ela tinha orgulho de quem era e da cor de sua pele. Então, muitas das suas poesias são grandes odes ao poder negro, exatamente como a poesia título. E é lindo.

Como outros livros que já li da autora, And Still I Rise é uma delícia de ler e recheado de pérolas. Recomendadíssimo. É uma pena que ainda não tenha sido traduzido para o português, como outras obras da autora, como Eu sei por que o pássaro canta na gaiola.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: