Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2019

Retrato en Sepia



SPOILER FREE

Confesso que esse ano fazer dois desafios literários ao mesmo tempo está me deixando meio doidinha, mas, como vale a pena! Para o mês de junho, o tema do Desafio Corujesco é literatura latino-americana, e eu aproveitei para ler mais da maravilhosa chilena Isabel Allende.

Apesar de ter um contato acima da média brasileira com o espanhol, e por causa do fato de nunca ter estudado o idioma, eu nunca tinha tido coragem de ler um livro em espanhol. Mas eu tenho feito um esforço há alguns meses para tentar superar isso e andei comprando diversos livros em espanhol na Amazon, o que é fácil, porque minha conta é americana. Sério, como tem livro em espanhol na Amazon americana.

E foi assim que acabei com uma coleção razoável de livros em espanhol, em especial da Isabel Allende. E acabei por pegar o primeiro livro dela que encontrei já baixado no meu kindle e comecei a ler. E sim, Isabel Allende é sempre uma boa escolha.

Retrato em Sépia traz a história da infância escondida de Aurora, uma jovem de sangue mestiço, meio chilena, meio descendente de ingleses e chineses (a história se passa em parte na Califórnia, o que explica os ingleses e chineses misturados). Toda a questão gira em torno de um trauma de infância e o fato que ela foi criada por uma avó que sempre escondeu dela seu passado. Para os fãs de carteirinha da autora, o livro traz alguns personagens secundários que aparecem em outras obras dela, como Casa dos Espíritos e Filha da Fortuna.

Mas não é necessário ter lido nada disso para apreciar Retrato em Sépia, que é uma obra em si só e de altíssimo calibre. Isabel Allende sabe escrever bem, não há a menor dúvida, é só pegar obras dela como essa para sanar isso. Fica a dica.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: