Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2019

The First Fifteen Lives of Harry August - As primeiras quinze vidas de Harry August



SPOILER FREE

O Desafio Literário Popoca de junho está dando trabalho. Confesso que eu não tinha ideia que seria tão difícil encontrar livros com meses no título. Mas nada é impossível e encontrei no meu kindle esse volume da autora britânica Claire North.

As primeiras quinze vidas de Harry August (não ligo que o mês seja o nome do personagem, ainda é um mês e está no título) ganhou o prêmio John Campbell Memorial Award for Best Science Fiction Novel of the Year em 2014, e foi nomeado também para o BSFA Award for Best Novel e Arthur C. Clarke Award for Best Science Fiction Novel. A autora tinha menos de 30 anos. Nada mal, não é?

O livro traz a história de Harry August, um homem que nasceu nos anos 20 na Inglaterra, lutou na segunda guerra mundial, teve uma vida longa e quando morreu nasceu de novo nos anos 20 no mesmo corpo e... bem, o título é meio autoexplicativo a partir desse ponto. E sim, o livro traz pelo menos pedaços de todas as primeiras quinze vidas do personagem principal. Fora de ordem. E a história faz sentido. E tem um apocalipse no meio.

É preciso tirar o chapéu para Claire North, ou Catherine Webb, ou Kate Griffin, a autora faz uso de alguns pseudônimos... o que ela conseguiu fazer nessa história é simplesmente incrível. O livro é uma mistura de ficção científica, mistério, espionagem e estudo sobre a natureza humana. E ela consegue trazer isso tudo numa história que tinha tudo para ser confusa ou repetitiva e no final a leitura é absolutamente fantástica. Fiquei pasma com a destreza da autora em alternar as quinze vidas do personagem principal sem se confundir, nem confundir o leitor, e ainda por cima fazer disso algo cheio de adrenalina a partir da metade do livro.

Não é para qualquer um. Fiquei muito impressionada. E ainda por cima o texto é bom, com várias passagens fáceis de virar citações. Vida longa a essa jovem autora, que ela ainda possa produzir muita literatura de alto nível, como As primeiras quinze vidas de Harry August. Fica a dica para leitura para o Desafio de junho!

Nota 10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: