Pesquisar este blog

domingo, 26 de janeiro de 2020

The Ten Thousand Doors of January



SPOILER FREE

Para abrir o Desafio Literário Popoca 2020, cujo tema é livros com números no título, resolvi escolher um livro aclamado pela crítica, apesar de ainda não ter recebido nenhum prêmio literário, sem contar o merecido Goodreads Awards (que é de público, não de crítica) de melhor livro de estreia. A autora americana Alix E. Harrow traz uma história sobre Portas. Nada como começar o ano abrindo portas.

The Ten Thousand Doors of January engana com o seu título. Apesar de realmente terem Portas no enredo, o livro é sobre o poder das Histórias, e é contado do ponto de vista de January, uma menina órfã de mãe, cujo pai corre o mundo capturando artefatos para um homem rico, que em troca cuida dela. É uma história sobre aventura, escolhas, imaginação, preconceito, o perigo de uma única história (vide aqui Chimananda Adichie sobre esse tema), amor, família e superação.

E é lindamente escrito, daqueles livros que dá vontade de sublinhar um monte de passagens. Não é exatamente uma história feliz, mas isso não é importante, a grande lição de January não é sobre felicidade, e sim tomar as rédeas da própria vida, mesmo que ela tenha que lutar para isso.

Confesso que a princípio eu não gostei muito de January, ela não é uma protagonista de história de aventura comum. Mas como o texto alterna entre ela e um livro que ela está lendo, meu desgosto foi facilmente superado, e como valeu a pena. A menina me surpreendeu no final, que eu não vou contar, óbvio.

Como o livro foi lançado em setembro de 2019, ainda não há tradução para o português, mas espero que acertem isso até o final desse ano, quero comprar várias cópias para dar de natal para a família. Livro bom se compartilha!

Nota 10!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: