Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Retrospectiva 2019




RETROSPECTIVA 2019


Eu sei que está tarde para isso. Mas 2019 foi um ano muito difícil, mais do que a média. E eu comecei 2020 com umas sete resenhas atrasadas. Não dá pra fazer retrospectiva sem as resenhas todas, não é mesmo?

Apesar do ano complicado, em temos de leitura 2019 foi lindo, consegui bater meu recorde pessoal de livros lidos: 132 livros. Li livros muito bons, aumentei a leitura de poesia e de literatura brasileira. Li meu primeiro livro em espanhol, e consegui completar o Desafio Literário Popoca.

Pelo menos algo se salvou nesse ano!

Como boa estatística que sou, seguem alguns números importantes:

Total de páginas lidas (contadas pelo Goodreads): 33.491
Livro mais longo: The Legend of Holly Claus, com 554 páginas (eu sabia que ele era longo demais!)
Livro mais curto: Crafting a daily practice, com 32 páginas
Média de páginas por livro em 2019: 253 páginas

Total de livros escritos por mulheres, que era uma meta pessoal minha para esse ano: 99, equivalente a 75% dos livros lidos!

Total de livros brasileiros, outra meta pessoal: 12, equivalente a 9,1% dos livros lidos, um recorde pessoal!

Total de livros de poesia, porque leitura diária é importante computar: 24, equivalente a 18,2% dos livros lidos, nada mal!

Livros de fantasia: 51, equivalente a 38,7% dos livros lidos, uma preferência óbvia, né?

Livros de autores orientais (me chamaram atenção que é orientalista isso, mas eu simplesmente não quero listar os países): 9, acho que é a primeira vez que leio mais autores brasileiros que orientais.

Quadrinhos: total de 16, o que me surpreendeu, achei que fosse menos.

2 livros de autores africanos e 3 de autores latinos, não brasileiros.

Livros de temática LGBT: 10! Mais uma meta batida!

Normalmente aqui eu faria um comentário rápido sobre os livros todos de 2019, mas sério, não vou escrever sobre 132 livros, viraria um livro por si só. (eu sei que tem gente que já escreveu livros sobre isso, quem sabe um dia?)

Então, falarei apenas de alguns livros que me marcaram positivamente ou negativamente. Aviso que me recuso a apontar o melhor livro do ano, tem livros que não são comparáveis.

Mas, eu tenho um pior do ano, que nem cheguei a resenhar aqui, por uma mistura de pena e não querer brigar com minha sogra (não literalmente, ok?) ou causar algum problema. O balão caiu, da brasileira Claudia Ildefonso, é o pior livro que li esse ano, e ele briga pelo posto de pior livro que já li na minha vida. Conta a história de como Claudia foi cuidar da sua mãe, que caiu num balão na Turquia. Sugiro lerem as notícias na internet se ficaram interessados e passem longe do livro.

Entre os pontos altos do ano estão livros de alguns autores que eu amo de paixão e que gosto de ler com frequência: A máquina de fazer espanhóis do Valter Hugo Mãe, que vale demais a leitura, recomendo. Belas Maldições, de Neil Gaiman e Terry Pratchet, uma releitura muito bem escolhida, não só porque o livro é divertido demais, mas por conta do lançamento da série de TV baseada nele. Esse ano descobri a brasileira Conceição Evaristo, li um livro de poesia e um romance meio biografia. Ela entrou no meu hall pessoal de autores favoritos por causa deles.

Entre os quadrinhos, vou ressaltar Nimona, que me surpreendeu, e a série Monstress, que ainda está sendo publicada e continua partindo meu coração por causa disso. Leituras muito recomendadas. No ramo comédia, descobri uma série sensacional, chamada Superheroes Anonymous, estilo indie, ninguém conhece e não está na lista dos mais vendidos, mas foi das melhores leituras desse tipo para mim esse ano.

No quesito livro infantil e infantojuvenil, tenho duas indicações sensacionais de 2019, A Day in the Life of Marlon Bundo, encomendado pelo John Oliver, cliquem no link do livro para entender, vale a pena. E o outro é A garota que bebeu a lua, um dos melhores livros do ano, de tão maravilhoso.

Livros que olhando na minha lista eu queria ressaltar aqui: O alegre canto da perdiz, da autora africana Paulina Chiziane, o livro com a maior quantidade de marcações que li em 2019. As primeiras quinze vidas de Harry August, que foi um dos livros mais bem escritos que já li, a autora Claire North fez milagre ao criar 15 vidas diferentes e mistura-las num só livro, incrível. The particular sadness of lemon cake, da Aimee Bender, foi um dos livros mais lindos que li esse ano, apesar de ter lido num momento pouco propício, por isso a nota que dei na época, ele é daqueles livros que fica com você e conforme o tempo passa você gosta mais e mais dele. E, por último, porque sei que todos nós temos que ler os livros de 2020, This song will save your life, da Leila Sales, outro livro muito lindo e maravilhoso, que indico para quase todas as idades.

Ufa! E essa foi a retrospectiva de 2019! 

E para 2020? Bom, 2020 promete ser um ano complicado, mas é para isso que serve o escapismo da leitura. Esse ano pretendo seguir o Desafio Literário Popoca, mas, para facilitar minha vida, não pretendo escolher os livros de antemão, até porque já reparei que nunca sigo mesmo o que eu pretendo ler. Então, que 2020 seja cheio de leituras maravilhosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: